Fifa anuncia como será distribuição de vagas em Copa com 48 seleções

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

A Fifa já definiu como será a distribuição de vagas para cada continente com o aumento da Copa da Copa do Mundo de 32 para 48 seleções. O modelo passará a valer a partir de 2026.

A distribuição foi aprovada em reunião da Chefia do Conselho da Fifa - composto pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o mandatário de cada uma das seis confederações - e agra precisará apenas da ratificação em reunião do Conselho da entidade em 9 de maio no Bahrein.

A distribuição se dará da seguinte forma: Europa (16 vagas diretas), África (9), Ásia (8), América do Norte, Central e Caribe (6), América do Sul (6) e Oceania (1). Assim se totalizarão 46 classificados.

O país-sede segue se classificando automaticamente e o seu continente perderá uma vaga direta nas eliminatórias.

Além disso, haverá uma repescagem envolvendo seis times para se definir as outras duas vagas restantes. Eles disputarão um mini-torneio.

As vagas nesta repescagem serão alocadas da seguinte forma: uma seleção por confederação com exceção da Uefa (Europa) e uma seleção adicional da confederação do país-sede.

Duas das seis seleções serão cabeças de chave baseadas no ranking da Fifa. Elas esperarão o vencedor dos duelos entre os quatro restantes.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos