Topo

Com ao menos 5 duelos pela frente, Bahia e Vitória têm 'campeonato à parte'

Último Ba-Vi aconteceu em maio de 2016, pela decisão do Estadual - Felipe Oliveira / EC Bahia
Último Ba-Vi aconteceu em maio de 2016, pela decisão do Estadual Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Do UOL, em Santos (SP)

04/04/2017 12h42

Ao menos cinco Ba-Vi’s, um dos clássicos mais tradicionais do Brasil, já estão garantidos para a temporada de 2017. Bahia e Vitória se classificaram para as semifinais da Copa do Nordeste no último fim de semana e assim confirmaram mais dois duelos entre eles.

Vale lembrar que ambos ainda podem se encontrar na fase final do Campeonato Baiano, o que aumentaria para sete o número de confrontos entre os arquirrivais neste ano.

O clima já toma conta do Estado, apesar de tanto Bahia como Vitória ainda terem jogos antes do primeiro Ba-Vi, que acontece neste domingo, dia 9 de abril, na Fonte Nova, pela primeira fase do Campeonato Baiano. Nesta quarta (5), pelo mesmo Estadual, o time tricolor visita o Atlântico, enquanto a equipe rubro-negra, líder da tabela, recebe o Fluminense de Feira.

“É uma responsabilidade muito grande o clássico aqui na Bahia. Então... Não tem como não pensar no Ba-Vi. Vamos nos manter focados nesse próximo jogo, mas também pensando em domingo”, disse o atacante Edigar Junio.

“É um clássico que mexe com a cidade. São duas equipes com uma rivalidade de história. Esperamos que seja um clássico tranquilo com a torcida, que não tenha nenhum problema, e a gente possa fazer um grande espetáculo”, disse Régis.

Hernane, por sua vez, já promete deixar a sua marca nos Ba-Vi’s. “Vamos dizer que no clássico é mais gostoso. A sensação é diferente. Agora vai começar um campeonato à parte”, disse.

Mais cauteloso, o Vitória garante ainda não pensar no clássico. Só a partir de quinta-feira. “A gente está focado no jogo do Fluminense, que é na quarta-feira. A gente espera passar esse jogo do Fluminense para depois focar no Bahia, que é nosso objetivo conquistar nossos três pontos. Só depois a gente vai pensar no Bahia”, declarou José Welison.

Ba-Vi’s já confirmados em 2017:

09/04 - Bahia x Vitória, na Fonte Nova (Campeonato Baiano)
23/04 - Vitória x Bahia, no Barradão (1ª semi da Copa do Nordeste)
26/04 - Bahia x Vitória, na Fonte Nova (2ª semi da Copa do Nordeste)
01 ou 02/07 - Vitória x Bahia, provavelmente no Barradão (11ª rodada da Série A)
21 ou 22/10 - Bahia x Vitória, provavelmente na Fonte Nova (30ª rodada da Série A)