Topo

Desembargador cassa liminar que garante Maracanã sem custos para Fluminense

Fluminense vai voltar ao Maracanã nesta quarta-feira - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Fluminense vai voltar ao Maracanã nesta quarta-feira Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/04/2017 09h00

O Desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto, da 16ª Câmara Cível, cassou liminar que garantia ao Fluminense o direito de jogar sem custo no Maracanã.

No entendimento do magistrado, o Tricolor terá de cumprir um aditivo assinado em 2015, que dava à concessionária o direito de rachar as despesas com o clube. Apesar do revés, o jogo diante do Liverpool está confirmado para o estádio.

Em seu despacho, o desembargador alega que a Maracanã S.A teve seus direitos não atendidos em seu acordo com o Governo do Estado do Rio, o que gerou desequilíbrio financeiro.

Assim, as partes terão de cumprir estas cláusulas posteriores ao contrato original, que livrava o Flu de todo e qualquer custo operacional. Por estes aditivos assinados, o clube se compromete a arcar com eventuais gastos.

Brito Neto estabeleceu que a cláusula vai se aplicar a todos os jogos do clube até que se encontre uma solução para o imbróglio que envolve o Maracanã.

"Impedir o Fluminense de mandar seus jogos no Estádio enquanto não alcançado um novo acordo significaria impor-lhe terrível fardo por um desequilíbrio que não lhe pode ser imputado, além de tampouco gerar receita com as partidas, transferidas para outras praças, com prejuízo de todos: da concessionária, do Clube, do Município e dos torcedores. Forçar a concessionária a respeitar o contrato em seus termos primitivos, à luz do reconhecimento pelo agravado do notório desequilíbrio financeiro a ele imposto, significaria, ao revés, negar ao contrato sua natureza processual e liberar o agravado do dever de observar a boa-fé também na fase de cumprimento ou execução do contrato", escreveu ele.

Em nota oficial, o Fluminense informou que acatará a decisão provisória da Justiça e não tomará nenhuma medida antes da importante partida desta quarta-feira. O clube também ressaltou que recorrerá no momento adequado para fazer valer os seus direitos.

Em contrapartida, a diretoria comemorou o fato de ter o reconhecimento de o Fluminense atuar na sua casa, mostrando que toda luta por fazer a estreia da Sul-Americana no local foi válida. Mais do que nunca, a presença da torcida tricolor será fundamental para demonstrar o desejo de nosso torcedor em ver o time jogar no estádio.

Enquanto as partes seguem sua briga nos bastidores, o técnico Abel mantém a preparação do time para a estréia na Sul-Americana. Neste terça, o treinador comanda o último treino antes do jogo ante o Liverpool, do Uruguai.