Bahia e Vitória anunciam Ba-Vi's do Estadual com 15% para torcida mista

Do UOL, em Santos (SP)

  • Divulgação/Bahia

    Neste domingo, Arena Fonte Nova recebe o primeiro Ba-Vi de 2017

    Neste domingo, Arena Fonte Nova recebe o primeiro Ba-Vi de 2017

Em coletiva realizada no fim da tarde desta quarta-feira (5), na sala de imprensa da Arena Fonte Nova, Bahia e Vitória informaram que entraram em acordo para que os Ba-Vi's válidos pelo Campeonato Baiano de 2017 e 2018 tenham 15% do estádio destinados à torcida mista. A torcida visitante continuará com 10% do total de ingressos vendidos.

Com a nova medida anunciada pelos clubes e pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o clássico do próximo domingo, na Fonte Nova, contará com a seguinte divisão: 75% destinados aos torcedores do Bahia, 10% aos rubro-negros e 15% à torcida mista - que ficará localizada nos setores leste superior e leste intermediário.

"Não conheço uma família que tenha torcedores de um só dos times. É a tentativa de trazer essas pessoas para dentro do estádio. A gente não quer afastar ninguém, a gente quer agregar, somar", disse Marcelo Sant'Ana, presidente do Bahia.

"Gostaria de dizer que temos a convicção de que medidas como essa fortalecem o futebol do estado. Estamos assinando um acordo baseado no regulamento, estamos tendo preocupação com a segurança do torcedor. Não temos dúvida de que o estádio vai ficar bonito com os torcedores rivais lado a lado. Tudo isso só vai engrandecer o futebol", acrescentou Ivã de Almeida, presidente do Vitória.

Para o clássico deste domingo, serão quase seis mil lugares destinados à torcida mista. Os ingressos começam a ser vendidos às 10h (de Brasília) deste quinta-feira (6), nas bilheterias da Fonte Nova.

Os presidentes dos clubes informaram ainda que a ideia é ampliar a medida para as outras competições. Bahia e Vitória já têm cinco clássicos confirmados para a temporada: um pela primeira fase do Campeonato Baiano, marcado para este domingo (9), dois pelas semifinais da Copa do Nordeste e dois pela Série A. Ainda existe a possibilidade de eles se enfrentaram mais duas vezes, na fase final do Campeonato Baiano.

"Inicialmente pensamos em fazer em todos os campeonatos, mas de maneira preventiva, preferimos fazer no Campeonato Baiano. Dando certo, a nossa ideia é ampliar. A nossa ideia é ampliar para a Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro, para fazer jogos inclusivos. A gente lê 'não ao futebol moderno'. Se a gente pode trazer boas ideias do passado, porque não trazer para o mundo moderno? Inicialmente vamos colocar no Campeonato Baiano, mas o nosso desejo é replicar na Copa do Nordeste e no Campeonato Brasileiro", completa Marcelo.

Também presente na coletiva, Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF, disse que o grande objetivo da Federação é fortalecer cada vez mais os clubes baianos. "Era um clamor de todos. Fomos avançando e, no conselho técnico para o campeonato de 2017, a FBF colocou a proposta, que foi apoiada e votada por unanimidade. A Federação, junto com as equipes, está buscando união entre os clubes para se fortalecerem cada vez mais", afirmou.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos