Topo

Suárez faz golaço de bicicleta e Barça segue na cola do líder Real Madrid

Sampaoli - Cristina Quicler/AFP - Cristina Quicler/AFP
Imagem: Cristina Quicler/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/04/2017 15h05Atualizada em 06/04/2017 16h12

Com o trio de ataque inspirado, o Barcelona bateu fácil o Sevilla no Camp Nou, nesta quarta-feira (05), pela 30ª rodada do Campeonato Espanhol. Foi 3 a 0, com todos os gols marcados no primeiro tempo, um do uruguaio Suárez, de bicicleta, e dois do argentino Messi.

O Sevilla terminou a partida com um a menos: aos 45 minutos do segundo tempo, Vitolo fez falta dura em Neymar, recebeu segundo amarelo e o vermelho. 

A vitória mantém o Barça, agora com 69 pontos, na cola do líder do nacional, o Real Madrid. O rival da capital, que venceu o Leganés por 4 a 2 na rodada, tem 71 pontos e uma partida a menos na competição, contra o Celta de Vigo, adiada do começo de fevereiro para maio. O Sevilla segue estacionado em 58 pontos, em quarto. 

O próximo compromisso do time catalão pelo Espanhol será contra o Málaga, fora de casa, no sábado (8). Sevilla, na mesma data, receberá o Deportivo. 

Suárez abre caminho com golaço de bicicleta

Luis Suárez, atacante uruguaio, inaugurou a contagem com um golaço de bicicleta – ou puxeta, chame como quiser. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Messi desceu pela ponta direita com bola dominada e tentou cruzamento rasteiro, mas a redonda desviou na zaga e subiu, sem direção. O camisa 9 reagiu rápido: de costas para o gol, emendou lance plástico e decisivo. Até então, o Sevilla era melhor.

É freguês! Messi faz 2 na “vítima preferida”

Levar gol de Messi não é novidade para nenhum time do Campeonato Espanhol – o argentino, afinal, já marcou contra os 19 adversários da elite do país. O Sevilla, no entanto, é a “vítima preferida” do craque: com mais dois gols, chega a marca de 29 bolas na rede em 30 partidas contra o rival. Nesta quarta, o camisa 10 fez os seus aos 28 e 33 do primeiro tempo, o primeiro em trama com Neymar e assistência de Suárez, e o segundo após falha da zaga da equipe visitante.

Os melhores: Messi e Suárez brigam por artilharia

Messi e Suárez - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Seria injusto apontar só um entre Messi e Suárez como melhor da partida: a dupla dividiu o protagonismo. O primeiro fez dois gols e deu uma assistência, o segundo marcou de bicicleta e deu passe para um dos tentos do argentino. De quebra, seguem com a briga sadia, palmo a palmo, pela artilharia do Campeonato Espanhol. Messi agora tem 27 gols e Suárez, 24.

Neymar joga bem; Ganso nem no banco

Neymar - AFP PHOTO / LLUIS GENE  - AFP PHOTO / LLUIS GENE
Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Dupla revelada pelo Santos e amigos pessoais, Neymar e Ganso estiveram envolvidos no jogo, mas não se enfrentaram: o atacante foi titular e fez bom jogo, retrato de sua temporada, com participação efetiva no segundo gol marcado pelo Barça. Neymar, aberto pela ponta esquerda, deu trabalho ao lateral direito brasileiro do Sevilla, Mariano. Ganso, por outra, nem ao banco foi, novamente por opção do técnico argentino Jorge Sampaoli. É, também, retrato de sua temporada.

Messi homenageia "guerreiros" com câncer

Messi - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

O atacante argentino Lionel Messi, ao marcar seu primeiro gol na partida, o segundo do Barcelona, comemorou com homenagem a crianças que lutam contra o câncer. A estrela simulou pintura na cara, como faziam antigos guerreiros. Messi é ícone da campanha "Para os Valentes", que tenta arrecadar fundos para montar na cidade de Barcelona o maior hospital de combate ao câncer infantil da Europa. 

Acredite: o Sevilla começou melhor na partida

Foi um passeio, isso é claro. Dos 25 aos 33 minutos do primeiro tempo o Barcelona fez três gols e decidiu o jogo. Mas vale dizer: antes disso, o Sevilla, visitante, era melhor na partida. Um lance pode ter sido decisivo: aos 16, N’Zonzi se antecipou a Mascherano em bola cruzada na área, saiu cara a cara com o goleiro Ter Stergen e finalizou rasteiro, mas o goleiro fez a defesa.

E agora, Sampaoli? A queda livre do Sevilla

Com mais uma derrota, o Sevilla do técnico Jorge Sampoli continua movimento ladeira abaixo na temporada. Chegou ao quinto jogo seguido sem vitória no Campeonato Espanhol, estacionado em 58 pontos. Na quarta colocação, a última que leva para a Liga dos Campeões da próxima temporada, já está mais longe da liderança (69 pontos, do Barça) do que do Villarreal, o quinto (51 pontos).