Topo

Ídolo da Juventus em campo, Chiellini vira doutor em administração

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Da Ansa, em Turim

06/04/2017 17h19

Já graduado em economia e comércio, o zagueiro Giorgio Chiellini, titular absoluto da Juventus e da seleção italiana, concluiu nesta quinta-feira (6) seu doutorado em "administração de negócios" na Escola de Gestão e Economia da Universidade dos Estudos de Turim.   

Agora "doutor", o zagueiro foi aprovado com nota máxima graças a uma tese sobre o modelo de negócios da Juventus, na qual examina como a evolução do marketing bianconero contribuiu para os resultados dentro de campo.   

Desde que inaugurou seu estádio, em setembro de 2011, a Velha Senhora ganhou todas as edições do Campeonato Italiano e fez uma final de Liga dos Campeões da Europa. "O modelo de negócios foi colocado em comparação a uma importante realidade futebolística europeia, incluindo Real Madrid, Athletic Bilbao e Porto", disse o professor Paolo Pietro Biancone, orientador de Chiellini.   

Em 2010, quando já defendia a Juve, o zagueiro havia se formado em economia, também na Universidade de Turim, com uma nota final de 109 (de um total de 110) e apresentando uma tese sobre o orçamento de uma empresa esportiva.   

"Chiellini se confirma como um exemplo de tenacidade e dedicação não apenas no esporte, mas também na cultura e nos estudos", afirmou a professora Marina Nuciari, da Escola de Gestão e Economia de Turim.   

Aos 32 anos de idade, Chiellini é vice-capitão da Juve e da Azzurra, atrás apenas do goleiro Gianluigi Buffon, e, ao lado de Leonardo Bonucci e Andrea Barzagli, forma uma das melhores defesas do mundo.