Topo

Negociação esfria e Inter se obriga a recuperar Valdívia no elenco

Valdívia foi pivô de polêmica envolvendo Internacional e Corinthians nesta semana - AFP PHOTO / VINICIUS COSTA
Valdívia foi pivô de polêmica envolvendo Internacional e Corinthians nesta semana Imagem: AFP PHOTO / VINICIUS COSTA

Dassler Marques, José Edgar de Matos e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

06/04/2017 04h00

Valdívia esteve perto, mas não deixou o Inter. Depois de despertar interesse em Corinthians, Palmeiras e São Paulo, o possível acordo pelo meia não avançou e deixou um problema para os colorados. A negociação frustrada, especialmente com os alvinegros, irritou a diretoria e fez Antonio Carlos Zago defender o atleta que ele mesmo havia autorizado a deixar o clube dias atrás. Sem a transação, o clube precisa trabalhar para recuperar o meia no elenco.

O Corinthians apresentou-se como primeiro destino a Valdívia. O clube já tinha manifestado interesse pelo jogador anteriormente e colocava no mercado um atleta que interessava a comissão técnica do Inter: Giovanni Augusto. O Colorado já tinha tentado contratar o meia colocando Seijas ou até o zagueiro Ernando no negócio, mas em nenhum dos casos houve acordo. O Corinthians tinha por objetivo Nico López ou Valdívia. E a segunda opção soou plausível depois que Zago indcou apoio à troca.

Assim, a direção do Inter avaliou a negociação como iniciada. Informalmente, os cartolas vermelhos colocavam que o primeiro estágio de tratativas havia sido vencido. Paralelamente, Palmeiras e São Paulo fizeram sondagens para tentar entrar no negócio, sem muito sucesso. A negociação com o Corinthians pararia em Giovanni Augusto, que se recusou a ir a Porto Alegre.

Pelo lado palmeirense, qualquer chance de acordo por Valdivia também esfriou. Apesar do contato com a diretoria colorada, as conversas não evoluíram, e o Palmeiras julga possuir opções suficientes para a posição no atual elenco comandado por Eduardo Baptista.

Sem negócio, o Colorado se irritou quando os alvinegros divulgaram uma nota oficial dizendo que foram procurados pelo Inter para trocar Giovanni Augusto por Valdivia, quando os gaúchos alegam o contrário. Roberto Melo, vice de futebol, reclamou abertamente do Corinthians e Zago se apressou em negar qualquer problema com o meia.

Nova negociação?

Depois da celeuma, o Internacional parece interessado em 'reintegrar' Valdívia. O jogador não deixou de estar nos planos e jamais foi afastado do grupo, mas era consenso que ele poderia ter melhor futuro em outro clube. Por empréstimo, poderia recuperar seu futebol longe da pressão que acompanha todos os jogadores que participaram da campanha do rebaixamento do Inter no ano passado. Em 2016, Valdívia foi um dos alvos mais comuns nos repetidos protestos a cada derrota no Brasileiro.

Só que todas as investidas esfriaram. Com o Corinthians, não há mais chance alguma de acordo e os demais não chegaram ao mesmo nível de negócio. Ainda assim, uma transação não é totalmente descartada. Se contemplar os interesses do atleta e do clube - que exige recompensa técnica, ou seja, um jogador de bom nível para reforçar o elenco - Valdívia ainda pode deixar o Colorado.

"Ele passa por um processo de recuperação. Nenhuma das ofertas chegou a ser interessante. Se alguma situação ocorrer no futuro, que resulte em uma saída provisória dele, será em uma situação de interesse e que agrade o jogador e o clube", disse Melo.

Zago promete dar força

Mesmo que tenha autorizado possibilidade recente de saída de Valdívia, o técnico Antonio Carlos Zago garante que irá dar força na recuperação do atleta. Segundo ele, não há qualquer discussão com ele no elenco e sua entrada tem por objetivo recuperar o melhor futebol.

"Tenho o grande desafio de fazer com que ele seja o jogador que todos esperam. Futebol para isso ele tem. Tecnicamente não tenho nenhum jogador como ele no elenco. É mais questão de oportunidade de crescer", disse. "Ele é jogador do Inter e, de novo, em cima do desafio que tenho é fazer com que ele possa recuperar. Às vezes falta sequência, não é o momento, mas é um jogador que vamos utilizar da melhor forma possível", completou.