Topo

CBF registrará contrato de trabalho de treinadores no Brasileiro

CBF presta homenagem a Carlos Alberto Torres com bandeira a meio mastro - Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte
CBF presta homenagem a Carlos Alberto Torres com bandeira a meio mastro Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

07/04/2017 18h46

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta sexta-feira que irá começar a registrar o contrato de trabalho dos treinadores de clubes da séries A, B, C e D. Com a medida, o profissionais terão direito ao seguro de vida, acidentes pessoais, previdência social garantida e outros benefícios. Até hoje, apenas os atletas tinham tal direito assegurado.

“O registro para os treinadores é um passaporte esportivo para esse profissional, que terá todo o seu histórico de trabalho preservado. É uma certeza de que no futuro direitos básicos, como a previdência, seja comprovado”, revela o diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes da CBF, Reynaldo Buzzoni.

A nota divulgada pela entidade afirma que “o registro dos referidos contratos representa um grande avanço na estrutura do futebol e passará a ser obrigatório para os clubes que venham a disputar o Campeonato Brasileiro, em todas as suas séries, conforme já previsto nos atuais regulamentos específicos.”

A CBF, entretanto, não deixa claro se os auxiliares-técnicos e treinadores de goleiros também estarão agraciados com a medida. O Projeto de Lei 7560/2014, que regulamenta a profissão de treinador de futebol e tramita Brasília, estipula que esses outros cargos também sejam reconhecidos.