Topo

Lateral Maicon vai de titular da seleção a rejeitado no Botafogo

Latera Maicon está treinando no Botafogo com o objetivo de voltar a jogar futebol - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Latera Maicon está treinando no Botafogo com o objetivo de voltar a jogar futebol Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/04/2017 04h00

Titular da seleção brasileira nas duas últimas Copas do Mundo, Maicon não tem clube desde o meio do ano passado, quando não teve seu contrato renovado com a Roma. Na última quinta, ele foi a surpresa do treino do Botafogo, que abriu as portas para que ele voltasse a treinar e, quem sabe, poderia contratá-lo após um "vestibular". O problema é que, no momento, o Alvinegro fala que não tem qualquer interesse na contratação do jogador, que vai de selecionável a rejeitado em um intervalo de menos de três anos.

Algumas informações desencontradas marcaram este início de Maicon no Botafogo. A irmã e empresária do jogador, Erla Sisenando, disse que foi o Alvinegro quem o procurou. O clube, por outro lado, afirma que foi o lateral quem deu o primeiro passo ao fazer tal pedido para o técnico Jair Ventura. O fato é que o experiente atleta iniciou período de treinos e terá de mostrar que ainda tem futebol para tentar mudar a ideia do presidente Carlos Eduardo Pereira.

“Deve ter havido algum tipo de mal-entendido por marte da irmã e empresária do jogador. O que houve efetivamente foi um pedido dele junto ao Jair Ventura para que pudesse treinar no clube sem nenhum compromisso. Como não tem nenhum problema ou expectativa, foi autorizado que ele treinasse junto com o elenco. Agora, não há pela parte do Botafogo nenhuma negociação em curso, nenhuma intenção de contratá-lo”, disse Carlos Eduardo Pereira à Rádio Globo.

“Em função das últimas lesões que tivemos na posição, teremos de quebrar o planejamento para contratar um lateral direito, mas alguém que esteja em forma, jogando e que possa entrar na equipe o mais rápido possível. Não temos o interesse porque ele não se encaixa no perfil de lateral direito que estamos buscando. Estamos na expectativa do retorno do Luis Ricardo, mas precisamos de uma reposição e o perfil dele não se encaixa no tipo de lateral que estamos procurando”, repetiu o presidente do Botafogo.

Independentemente do interesse ou do contato inicial, fato é que Maicon tenta um recomeço no futebol. O jogador dedicou sua vida ao esporte desde os 13 anos. Após deixar o futebol italiano preferiu aproveitar a vida. Foram nove meses longe dos gramados, mas perto da família e amigos. Fez algumas viagens e conheceu novos lugares. Mas isso, claro, sem deixar o futebol de lado.

Mesmo sem fechar com nenhum clube, o estafe de Maicon diz que jamais faltaram propostas. Só que ele queria "curtir a vida", como definiu a irmã do lateral. A saudade teria batido justamente no momento em que o Botafogo passa por dificuldades na posição (perdeu quatro jogadores recentemente).

“Ele ficou nove meses sem jogar por opção. Desde os 13 anos com dedicação máxima ao futebol. Quis aproveitar. Ficou esses nove meses aproveitando a família, conhecendo novos lugares. Sempre teve propostas. Mas não estava com vontade de jogar. Manteve a forma com preparação individual porque sabia que um dia voltaria a jogar. Sempre treinou e manteve alimentação regulada. Ai surgiu o Botafogo e ele teve vontade de voltar aos gramados”, explicou Erla Sisenando ao UOL Esporte..

Segunda a empresária, o acordo para o período de treinos no Alvinegro foi rápido e surpreendente. Erla, responsável pela carreira do irmão, apenas recebeu uma ligação de Maicon pedindo para ela comprar uma passagem para o Rio de Janeiro. Ele informou que tudo estava acertado para dar início à retomada no futebol.

“Ele agora está nessa fase de treinamento e tenho certeza que dará tudo certo. Ele é muito talentoso e ainda tem muito o que mostrar no futebol. Estava precisando dar uma descansada para voltar fresco. E aconteceu repentinamente. Me ligou e pediu para que eu comprasse uma passagem para o Rio. Nem me falou muita coisa. Comprei e ele apareceu treinando no Botafogo. Meu pai ficou sabendo pela imprensa [risos]. Notícia pegou o Brasil de surpresa”, finalizou.