Topo

Palmeiras abre nova Academia e se orgulha de patamar dos gigantes europeus

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/04/2017 04h00

Quase R$ 20 milhões gastos e pouco mais de 18 meses de reforma completa: enfim, a nova Academia de Futebol foi apresentada publicamente. Na tarde da última quinta-feira, o centro de excelência do Palmeiras recebeu jornalistas, que participaram de um tour comandado pelo gerente de futebol Cícero Souza e do diretor Alexandre Mattos.

Toda a intimidade do atual campeão nacional se expôs aos olhos da imprensa. A visitação passou por todas as áreas do novo centro de treinamento, desde os quartos dos atletas até a sala do próprio Alexandre Mattos. Até alguns atletas do elenco participaram de maneira indireta do passeio para a mídia.

Rafael Marques, por exemplo, passava por uma consulta no dentista durante a tarde. Já Thiago Martins e Moisés, em recuperação de cirurgias, realizaram tratamento aos olhos da imprensa. São situações raras, especialmente em grandes clubes, em que trabalhos como esses ocorrem sempre longe dos olhares da imprensa. .

O novo Centro de Excelência ficou pronto para a pré-temporada 2017. Os quase R$ 20 milhões investidos passaram pelas mãos do ex-presidente Paulo Nobre e de um fundo capitaneado pelo grupo Crefisa/FAM, atual parceiro da equipe do Palestra Itália.

Durante a visita, em diversas oportunidades, funcionários do clube se gabavam da nova estrutura, responsável por repaginar a Academia de Futebol. "Talvez o do City seja melhor, porque é uma cidade, mas hoje estamos no nível de Barcelona, Real Madrid...", comentou um dirigente durante o tour.

Academia de Futebol Palmeiras visão de cima - Na escada a caminho dos quartos, os jogadores possuem esta visão - Na escada a caminho dos quartos, os jogadores possuem esta visão
Imagem: Na escada a caminho dos quartos, os jogadores possuem esta visão

São 44 apartamentos (34 individuais e dez duplos) para os jogadores e três andares. No térreo, os jogadores possuem à disposição a academia, as piscinas, a copa, o refeitório e toda a estrutura de fisioterapia, fisiologia e científica. As salas administrativas também ocupam o andar mais inferior.

Ao subir as escadas, os quartos, todos com suíte; as 'residências' de Raphael Veiga, Willian e Fabiano estavam abertas à visitação. Os apartamentos possuem cama de casal, televisão com canais fechados, escrivaninha e um frigobar.

No piso superior, a sala de home teather e o espaço de jogos - com direito até a mesa de poker com fichas personalizadas com o rosto de Moisés, o craque do elenco neste esporte - aparecem como o 'lugar preferido dos atletas', como descreveu Cícero Souza, orgulhoso de apresentar a nova Academia de Futebol.

O próprio gerente e Alexandre Mattos, depois da visitação, ministraram uma palestra para detalhar toda a estrutura do futebol do Palmeiras. Questões como as metas para as categorias de base, a filosofia de trabalho e o cálculo de receitas foram alguns dos temas abordados para os jornalistas, meros visitantes na última quinta-feira.