Topo

Santos dá pontapé inicial para implantar escola de técnicos no clube

A ideia é que o técnico Dorival Júnior seja um dos professores da escola santista - Divulgação/Santos
A ideia é que o técnico Dorival Júnior seja um dos professores da escola santista Imagem: Divulgação/Santos

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

07/04/2017 04h00

O presidente Modesto Roma já deu o pontapé inicial para implantar uma Escola de Técnicos no Santos. O mandatário se reuniu com o gerente de futebol das categorias de base do clube, Ronaldo Lima, para acertar os últimos detalhes. O principal objetivo do projeto é padronizar o estilo de jogo da equipe santista em todas as categorias.

Profissionais do clube fizeram estudos e até intercâmbios para implantar o projeto. O Barcelona, da Espanha, é o modelo a ser seguido. O técnico Dorival Júnior faz parte da ideia da diretoria santista, além dos auxilares Elano e Serginho Chulapa. A ideia de Modesto Roma é que o atual comandante da equipe principal do Santos puxe a fila de professores na Vila Belmiro.

Os dirigentes santistas também já conversam com ex-atletas do clube para a função de professor. Outro grupo de ex-jogadores também já manifestou interesse em participar como alunos. A ideia é iniciar a escola até o fim desta temporada. O conteúdo didático e pedagógico ainda está sendo produzido. Inicialmente, o Santos não abrirá inscrições ao público. As aulas serão apenas para os profissionais do clube e convidados. 

Famoso por revelar grandes jogadores em sua história, como Pelé, Robinho, Neymar e companhia, o Santos também quer ficar conhecido no país como o principal clube revelador de técnicos. A diretoria santista acredita que o clube já possui tradição no ramo, inclusive, em um passado recente.

Nos últimos anos, por exemplo, a Vila Belmiro revelou alguns treinadores. Entre eles estão Claudinei Oliveira, que subiu o Avaí para a Série A do Campeonato Brasileiro; Marcelo Fernandes, campeão paulista de 2015 e atualmente emprestado à Portuguesa Santista; e Márcio Fernandes, que levou o Linense às finais do Campeonato Paulista; além de Marcelo Martelotte, Alexandre Gallo e Narciso.

Para fortalecer a fama de revelador de técnicos, os dirigentes santistas utilizarão no marketing do projeto outros nomes revelados pelo clube no passado. O principal deles é o de Luís Alonso Perez, o Lula, maior ganhador de Campeonatos Paulistas (oito no total), e o único treinador que foi pentacampeão brasileiro contínuo. Além de Lula, o Santos ainda revelou no passado os técnicos Urbano Caldeira, Antoninho Fernandes, Pepe e Chico Formiga.