Topo

Tite diz que Neymar é o melhor do mundo nos últimos quatro meses

Do UOL, em São Paulo

07/04/2017 11h27

Para o técnico da seleção brasileira, Tite, nenhum jogador no mundo neste momento está jogando melhor do que Neymar. O atacante vive ótima fase no Barcelona, no qual chegou recentemente a 100 gols marcados pelo clube, e também na seleção brasileira.

"Nos últimos 4 meses o melhor (do mundo) é o Neymar", afirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes.

"É injusto comparar pelas gerações diferentes. Nos 4, 5 meses, eu te digo que ele este sendo decisivo no Barcelona. Mas se pegarmos 10 anos na careira, é diferente, o CR7 e o Messi estão há mais tempo jogando. Mas de forma direta, nos últimos 4 meses o melhor é Neymar", reafirmou o treinador.

Tite explicou também como tomou a decisão de colocar Neymar como o capitão da seleção na partida contra o Paraguai pelas eliminatórias. Desde que o treinador havia assumido o comando do time nacional, o atacante não havia usado a braçadeira.

"Fui ao quarto dele, e disse: 'Neymar, acredito que chegou o seu momento de ser capitão'. Eu coloquei que era importante, mas disse: 'quero que você se sinta confortável'. Ele disse: 'Doutor, pode contar comigo, dividir a responsabilidade. Eu estou pronto'", revelou Tite.

O treinador falou também como fez para mudar o clima na seleção e conseguir uma reviravolta completa em poucos meses de trabalho. Ele comandou o time em nove jogos e ganhou todos.

"A primeira coisa que tentei fazer foi conseguir um bom ambiente de trabalho", explicou Tite, que diz ainda não ter o grupo completamente definido para a disputa da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

"Eu não posso fechar as portas para um atleta. Eu tenho que observar todos”.

Veja mais declarações de Tite à Rádio Bandeirantes

Relacionamento com Micale
“Não teve nada não, tenho um respeito pelo Micale e pelo trabalho desenvolvido. Tenho a responsabilidade da seleção principal. Todo trabalho do Micale, de toda comissão técnica foi extraordinário, o trabalho é todo mérito deles. Fizeram um trabalho extraordinário. A essência do meu trabalho na direção da seleçã olímpica. Se não fosse assim, teria pegado a seleção olímpica".

Principais adversários
"A França está em afirmação e já vem bem da Copa. A Espanha mantém um padrão de qualidade, apesar de ter perdido alguns jogadores. A Alemanha, apesar da saída de alguns jogadores, está num processo de remontagem, de manter a estrutura. A Itália é sempre forte. O Portugal agora chegou na final. A Bélgica vejo como uma grande geração de jogadores, como o Hazard".

Argentina
“Conversei com o Bauza, ele estava pensando em fazer um período de treinamento na Europa. Sentia ele bastante atento a essa busca de resultados para conseguir a classificação. Quando eu vejo o grau de dificuldade, tem que agradecer (que Brasil já está classificado). Acredito que tenha um grupo forte e possa se classificar. Independente disso (da permanência do Bauza), tem um grupo de qualidade e tem um melhor do mundo”.

Paulinho
“Eu não posso fechar conceito com nenhum atleta, preciso monitorar. Sei do potencial do Paulinho. Quando assumi, quis ver em que estágio ele estava. Pegamos os vídeos e fomos assistir na China. Temos que dar crédito ao Luiz Felipe, a comissão técnica, que está mantendo o jogador em alto nível. Não tenho nenhum constrangimento e não vou tirar nenhum mérito”.

Casemiro
“Casemiro tem uma capacidade de compreensão tática impressionante”

Observação
"
Troco teste por oportunidade. Teste parece que é uma coisa que não conhecemos os jogadores. Queremos dar oportunidade. Temos dois jogos importantes, vai haver oportunidades a outros atletas para que tenha essa concorrência leal. Devemos fazer isso sim nos próximos jogos”

Amistoso com Alemanha em 2018
“Nós estamos no estágio de formação e evolução. Eu faço uma projeção. Quando chegar o momento de enfrentar a Alemanha, estaremos preparados para enfrentar a Alemanha em Berlim”.