Topo

Vasco de Milton mostra evolução e aposta "futebol total" por melhora

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/04/2017 04h00

Mais que a classificação para a final da Taça Rio, o torcedor do Vasco se anima com a evolução apresentada pela equipe sob o comando do técnico Milton Mendes. Ninguém no clube acha que tudo está bom, mas todos concordam que estão no caminho certo. Muito disso se deve à organização tática e ao estilo do treinador que adota o “futebol total”.

Mas o que é o futebol total? A ideia de Milton Mendes nada mais é do que ter uma equipe muito bem fisicamente para que todos os jogadores consigam atacar e defender, o que garante uma superioridade numérica em determinados momentos tanto para criar oportunidades de gols, como evitar investidas dos adversários.

A evolução é comprovada também por números. Nos cinco jogos diante da equipe, o Vasco ganhou três jogos e empatou nas outras duas partidas. Além disso, com o treinador o Cruzmaltino nao só conseguiu a classificação para a fase decisiva, como chegou à final da Taça Rio.

“Acho que estamos muito avançados, porque parece que estamos há muito tempo, mas não temos três semanas ainda. Isso causa um pouco de satisfação porque os jogadores têm entendido. Mas não é o suficiente. A equipe está ganhando corpo defensivamente, mas precisamos agredir mais. Gosto do futebol total, quando todos atacam e todos defendem. Preciso da entrega deles e eles têm feito isso”, disse Milton Mendes.

No empate por 0 a 0 contra o Flamengo, o Vasco nem fez a melhor das atuações sob o comando do novo treinador. Segundo Milton, isso está diretamente ligado ao regulamento da competição, que garantia o time na final em caso de empate. Assim, o Cruzmaltino esteve bastante focado na parte defensiva e em anular as armas do rival.

“A equipe jogou bem. Nossa equipe tentou, lutou muito. Penso que todos são unânimes em saber que nossa equipe controlou sempre o jogo. Fechamos o que eles têm de melhor, as bolas pelo lado. Jogamos o quanto basta. Esperamos num futuro que joguemos melhor. Nossa equipe está engatinhando ainda, estamos num processo de construção. Não podemos exigir muito mais”, explicou o treinador do Vasco.

Eliminado da Copa do Brasil e fora da Libertadores, o Vasco tem apenas a Taça Rio pela frente. Assim, o Cruzmaltino aguarda o clássico entre Botafogo e Fluminense para saber com quem decidirá a final do 2º turno, no próximo domingo.