Topo

EUA, México e Canadá lançam candidatura conjunta para sede da Copa-2026

REUTERS/Maxim Shemetov
Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Do UOL, em São Paulo

10/04/2017 15h32

Os Estados Unidos, o México e o Canadá anunciaram oficialmente, nesta segunda-feira (10), a intenção de submeter uma candidatura conjunta para sediarem a Copa do Mundo de 2026. 

O projeto foi anunciado na Torre da Liberdade, no local em que ficavam os prédios do World Trade Center, em Nova York. Se aceita e escolhida, fará da Copa-2026 a primeira com três anfitriões na história.

Seria apenas a segunda vez que o Mundial teria mais de um país-sede. Em 2002, Japão e Coreia do Sul dividiram os palcos do torneio.

A Copa de 2026 terá aumento de 32 para 48 seleções participantes, por isso uma candidatura conjunta é vista com bons olhos pela Fifa. 

A entidade máxima do futebol ainda anunciará a regra geral para as candidaturas, o que deve ocorrer em 11 de maio, em congresso no Bahrein. O processo até a escolha ainda é longo. 

Já se sabe que países da Europa e da Ásia não poderão concorrer, porque a Rússia sediará a Copa de 2018 e o Qatar, a de 2022. As propostas deverão ser submetidas à Fifa até dezembro de 2018 e serão avaliadas pela organização até fevereiro de 2020. Em maio deste mesmo ano, a candidatura vencedora será anunciada. 

O México, portanto, poderá ser o primeiro país na história a sediar três Copa do Mundo (1970 e 86 foram no país). Os EUA sediaram em 1994, e o Canadá jamais receberam o torneio. 

Há alguns obstáculos para a candidatura, e o principal deles é logístico. A expectativa é de que os EUA recebam a maior parte dos jogos, mas a discussão sobre quem sediaria a abertura e a final, além dos jogos mais importantes, ainda é intensa. 

Outra questão é esportiva: A Concacaf deverá ter seis vagas na Copa do Mundo expandida de 2026 e, caso a candidatura seja vitoriosa, três deles seriam automaticamente ocupadas por EUA, México e Canadá. As eliminatórias da confederação, neste caso, teriam disputa por apenas mais três espaços.