Topo

Futebol será mais forte do que esse ato ignóbil, diz vice do Monaco

Do UOL, em São Paulo

12/04/2017 11h14

O vice-presidente do Monaco, Vadim Vasiley, declarou que o clube francês está disposto a “encarar o terrorismo” para o bem do futebol. A diretoria considerou positiva a remarcação do jogo contra o Borussia, pela Liga dos Campeões, para esta quarta-feira, ás 13h45 (horário de Brasília).

“São incidentes repugnantes. O futebol não deve ser refém dessas pessoas”, disse Vasiley.

“O futebol será mais forte do que esse ato ignóbil”, acrescentou.

As autoridades do governo da Alemanha admitiram pela primeira vez que tratam as explosões próximas ao ônibus do Borussia Dortmund, na terça, como atentado terrorista. O veículo foi atingido por um artefato que quebrou os vidros e feriu o zagueiro Bartra antes da partida contra o Monaco, pela Liga dos Campeões.

A polícia alemã comunicou ter prendido uma pessoa e investiga outros dois suspeitos que seriam ligados a grupos islâmicos. Até o momento, as autoridades têm duas linhas de investigação: a primeira sobre uma carta deixada próxima ao local do ataque. A segunda seria sobre uma publicação em um site de um grupo de extrema esquerda.

De acordo com a polícia, os explosivos continham fragmentos metálicos, com alto poder de destruição. "Podemos estar felizes por nada de pior ter acontecido", disse o ministro do Interior do estado da Renânia do Norte-Vestfália, Ralf Jäger, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira.

Os materiais explosivos foram colocados atrás de uma cerca, no caminho que o ônibus do Borussia fazia rumo ao estádio Signal Iduna Park. Três artefatos foram acionados assim que o ônibus passou pelo local, sendo que um deles acabou acertando vidros do veículo. "Eles têm alcance de até 100 m", citou a polícia, destacando que o artefato que atingiu o ônibus estaria a 10 metros do veículo.