Topo

Imprensa alemã critica marcação de jogo um dia após explosões

Do UOL, em São Paulo

12/04/2017 09h11

A imprensa alemã reagiu negativamente à decisão da Uefa de remarcar o duelo Borussia Dortmund x Monaco um dia após as explosões ocorridas próximas ao ônibus do Borussia. A partida será disputada nesta quarta-feira, às 13h45 (horário de Brasília). Os principais jornais da Alemanha destacam que os atletas envolvidos não estão bem psicologicamente para ir a campo horas depois do enorme susto.

O jornal Die Zeit diz que o “dinheiro falou mais alto” neste momento de apuração sobre a autoria das explosões. Uma carta foi encontrada próxima aos explosivos. A imprensa local afirma que o conteúdo fazia menção a Alá.

O jogador Bartra foi o único ferido e levado ao hospital. Estilhaços do artefato atingiram o braço do zagueiro espanhol, que não corre risco.

O Bild reforçou o discurso contrário à realização da partida nesta quarta. “Como o Borussia pode jogar futebol hoje? Os barulhos foram tão altos que parecia uma guerra”.

O jornal francês Le Monde vai na contramão dos periódicos alemães e destacou que um ato “ignóbil” não pode ser maior que uma partida. O Le Monde relembrou outros casos de ameaças no futebol que não foram concretizadas graças a um empenho coletivo das autoridades.

O francês L´Equipe destacou o apoio dos alemães em recepcionar os torcedores do Monaco, que ficaram sem abrigo após o adiamento do jogo em um dia. Torcedores do Borussia ofereceram a casa para que os franceses passassem a noite em Dortmund. “Vale ficar três pessoas em uma cama de casal?”

O jornal espanhol Marca apresentou o esquema de segurança que o Real Madrid montará após o caso envolvendo o elenco do Borussia. O procedimento de segurança foi reforçado.

Tanto o Real quanto o Bayern de Munique seguirão rotas diferentes para o estádio. Fora do Allianz Arena, palco do jogo desta quarta, a polícia terá um efetivo de 3600 policiais.