Topo

Números de jogos e gols de Ricardo Oliveira despencam. Santos busca solução

Artilheiro Ricardo Oliveira não vive grande fase com a camisa do Santos - Guilherme Dionízio/PhotoPress/Estadão Conteúdo
Artilheiro Ricardo Oliveira não vive grande fase com a camisa do Santos Imagem: Guilherme Dionízio/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

12/04/2017 04h00

A falta de gols que eliminou o Santos no Campeonato Paulista passa por Ricardo Oliveira. Desde que retornou ao clube, no início de 2015, o jogador vem caindo de rendimento ano a ano. Um levantamento do UOL Esporte mostra que o capitão santista jogou e marcou menos gols a cada mudança de calendário.

Em 2015, seu primeiro ano, Ricardo Oliveira disputou 62 de 71 jogos do Santos, com 87% de aproveitamento. No ano seguinte, o número baixou bastante. Foram apenas 39 em 68 partidas disputadas pelo Santos, aproveitamento de 57%.

Neste ano, os números são ainda menores. Até o momento, a equipe santista fez 17 jogos. Ricardo Oliveira só jogou oito, ou 47% deles. No duelo contra a Ponte Preta, o camisa 9 demonstrou cansaço e foi substituído por Kayke aos 21 minutos do segundo tempo.

Com menos jogos, menos gols. Em 2015, ele marcou 37 gols em 62 jogos, média de 0,59 por partida. No ano passado, foram 22 em 39 partidas, média de 0,56. Nesta temporada, Ricardo Oliveira marcou apenas dois gols em oito jogos, ou 0,25 a cada ida ao gramado.

Os números influenciam na renovação contratual de Ricardo Oliveira. O presidente Modesto Roma costuma dizer publicamente que não tem pressa para dar um novo contrato ao camisa 9, ainda que o compromisso atual só termine em dezembro deste ano. Os representantes do atleta, por sua vez, queriam adiantar a renovação.

Santos busca soluções dentro e fora do elenco

Até agora, a comissão técnica não acertou um substituto para Ricardo Oliveira no time, já que os atacantes Kayke e Rodrigão não enchem os olhos dos santistas. Por conta disso, Dorival Júnior já tem testado formações sem um “homem de referência” na frente do ataque. Neste caso, Copete é utilizado ao lado de Bruno Henrique, enquanto Vitor Bueno ajuda Lucas Lima na armação.

Fora de campo, a diretoria santista também busca soluções. Os dirigentes santistas estão atentos aos destaques dos times do interior no Campeonato Paulistae sonham com atletas como William Pottker, que se destacou na competição estadual pelo Linense, faz sucesso pela Ponte Preta e vai para o Inter ao fim do campeonato. 

Caso Ricardo Oliveira continue em má fase, a diretoria santista não descarta a contratação de um atleta experiente e de renome para o segundo semestre deste ano. 

Números de Ricardo Oliveira:

2017: Jogou 8 de 17 partidas do Santos (47% dos jogos). Marcou 2 gols, média de 0,25 por partida                       

2016: Jogou 39 de 68 partidas do Santos (57% dos jogos). Marcou 22 gols, média de 0,56 por partida                       

2015: Jogou 62 de 71 partidas do Santos (87% dos jogos). Marcou 37 gols, média de 0,59 por partida