Topo

Rodada das quartas projeta Dybala e Mbappé como estrelas da vez na Europa

Dybala e Mbappé agitam o noticiário de mercado na imprensa espanhola - Reprodução - Reprodução
Dybala e Mbappé agitam o noticiário de mercado na imprensa espanhola
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/04/2017 04h00

Quem esperava pelo brilho de Messi ou Neymar viu duas jovens estrelas como os protagonistas da rodada da Liga dos Campeões – ao lado de Cristiano Ronaldo. Na abertura das quartas de final, o argentino Paulo Dybala e o francês Kylian Mbappé foram dois dos principais nomes dos jogos de meio de semana e deixaram suas respectivas equipes (Juventus e Monaco) bem próximas da semifinal.

Na terça-feira, a Juventus derrotou o Barcelona por 3 a 0, com dois gols de Paulo Dybala, que já se destaca como o principal jogador do time. O argentino de 23 anos já anotou quatro vezes na atual edição da Liga dos campeões.

Já na quarta-feira, o Monaco conseguiu um grande resultado fora de casa, ao bater o Borussia Dortmund por 3 a 2 – em jogo que aconteceu um dia depois da data original, em razão do atentado contra o ônibus da equipe alemã, na terça.

Chamado de "novo Henry", em referência ao antigo goleador francês que também despontou no Monaco, Mbappé marcou duas vezes na partida na Alemanha. Assim, o atacante de 18 anos se tornou o mais jovem da história a fazer dois gols numa mesma partida eliminatória de Liga dos Campeões. 

Os mais badalados do mercado

A janela de verão do futebol europeu se aproxima, e os nomes de Dybala e Mbappé já figuram entre os líderes das especulações. Sem surpresas, tanto o argentino quanto o francês já foram vinculados a supostos interesses de Real Madrid e Barcelona, por exemplo.

Dybala chegou ao futebol italiano em 2012, através do Palermo, em negociação de 12 milhões de euros. Três temporadas mais tarde, o argentino custou 32 milhões de euros à Juventus. No entanto, na última terça-feira, após brilhar contra Messi e companhia, o atacante disse que deve virar as costas ao mercado europeu.

"Estou muito feliz na Juventus. A minha renovação está muito perto e quero continuar a aproveitar tudo o que tenho aqui. Esta gente me quer bem e pretendo retribuir", comentou Dybala, que agora também espera ganhar mais espaço na seleção argentina.

Mbappé também esfriou a agitação em torno de seu nome, bastante badalado desde sua performance no confronto de oitavas de final contra o Manchester City. "Hoje eu estou no Monaco. Real Madrid? Vamos ver depois. Você deve ir para o Real Madrid quando está no auge. Eu ainda não estou lá. Mas tudo é possível", declarou o novato em entrevista nos últimos dias.

O adolescente estreou pelo Monaco em 2015, com apenas 16 anos, e logo se tornou o mais jovem a marcar um gol pelo time, batendo uma marca de Thierry Henry. Campeão europeu sub-19, Mbappé recentemente debutou pela seleção francesa principal e deve ser um nome da equipe nacional para a Copa do Mundo de 2018. 

Os jogos da próxima semana:

Além de Juventus e Monaco, Real Madrid e Atlético de Madri também se deram bem na rodada. Na Alemanha, com dois gols de Cristiano Ronaldo, os atuais campeões derrotaram o Bayern de Munique por 2 a 1. Já a equipe dirigida por Diego Simeone bateu o Leicester City, jogando em casa, com placar de 1 a 0, gol de Antoine Griezmann em cobrança de pênalti.

As partidas de volta das quartas de final acontecem já na próxima semana. Adiante, após a definição dos quatro classificados, a Uefa promoverá um novo sorteio para determinar os confrontos de semifinal.

18 de abril (terça-feira)
Leicester City x Atlético de Madri
Real Madrid x Bayern de Munique

19 de abril (quarta-feira)
Monaco x Borussia Dortmund
Barcelona x Juventus