Topo

Castán revela drama na recuperação e diz ter sonhado estar em caixão

REUTERS/Giorgio Perottino
Imagem: REUTERS/Giorgio Perottino

Do UOL, em São Paulo

19/04/2017 13h25

Pouco mais de dois anos após ser submetido a uma cirurgia no cérebro, o zagueiro Leandro Castán afirmou ter perdido quase 15 quilos no período de recuperação. No final de 2014, o então defensor da Roma foi diagnosticado com um cavernoma, uma má-formação vascular no lado esquerdo do cérebro.

“Quando eu tive esse problema de saúde, o futebol ficou em segundo plano, cheguei até a pensar que poderia morrer. Fiquei doente mesmo, perdi quase 15 quilos. Eu vomitava, vomitava, não conseguia me alimentar, ficava de cama. Teve um dia até que eu sonhei que estava dentro de um caixão”, lembrou Castán, em entrevista ao “SporTV”.

Os sintomas do problema apareceram para Castán no dia 13 de setembro de 2014, na partida da Roma contra o Empoli, pelo Campeonato Italiano. O jogador foi substituído no intervalo do confronto por causa de tonturas. Mais tarde, exames confirmaram que o sintoma era sentido por causa de hematomas e inchaços na cabeça do zagueiro.

Submetido à cirurgia para corrigir o problema, Castán ficou um ano longe dos gramados. Neste período, fez fisioterapia por seis meses e precisou reaprender a andar. “Quando acordei e estava na UTI, o médico vinha com a caneta, ele colocava na perna, eu sentia que a caneta estava na minha perna, mas quando ele pedia para eu mexer, não conseguia. Fiquei uns 10 dias sem me movimentar muito bem. Mas tive a ajuda do meu pai, do meu irmão, que estava junto, e da minha esposa”.

O retorno aos gramados aconteceu em 22 de agosto de 2015, no empate por 1 a 1 entre Roma e Hellas Verona. Na ocasião, Castán atuou durante todos os 90 minutos.

Para recuperar ritmo de jogo, a Roma decidiu emprestá-lo no início da atual temporada ao Torino, clube que defende atualmente. O zagueiro, no entanto, tem contrato por mais dois anos com o time da capital italiana.