Manu se instala na Espanha e troca Grêmio por vida em Barcelona

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Reprodução

    Manu, 10 anos, ao lado do pai em sede do Barcelona durante testes em fevereiro

    Manu, 10 anos, ao lado do pai em sede do Barcelona durante testes em fevereiro

Emanuel Ferreira, 10 anos, trocou Porto Alegre por Barcelona de vez. Ex-integrante da Escolinha do Grêmio, o menino vive na Espanha com o pai, José Ferreira, há cerca de um mês, e se adapta a uma vida bem próxima do clube catalão. A denúncia de suposto aliciamento do Barça ainda não avançou e também não há registros de que a joia esteja treinando nas instalações do time de Messi, Neymar e Suárez.

Nas redes sociais, contudo, a rotina de Manu é registrada. O diário virtual inclui festa de aniversário temática do Barcelona, itens de vestuário ligados ao clube espanhol e passeios pela cidade da Catalunha.

No fim de semana, pelo Instagram, Manu postou um vídeo chegando ao Camp Nou para assistir ao jogo contra a Real Sociedad. Horas antes, uma foto no carro foi acompanhada da legenda "Partiu treino, ousadia e alegria sempre".

Reprodução

A maioria das fotos são ao lado de José Ferreira, mas em outras o patriarca aparece sozinho. Às vezes ele também está acompanhado por celebridades do mundo da bola, como Ronaldinho Gaúcho. O ex-camisa 10 brilha em duas fotos com Ferreira.

O UOL Esporte procurou a família de Manu, que preferiu não se manifestar dizendo ser "cedo para qualquer prognóstico" e encerrando a mensagem com "un saludo".

Em Porto Alegre, a mudança de Manu para Espanha já era esperada há tempos, desde a ausência do menino na reapresentação aos treinos e até pela exposição do caso na mídia. O Tricolor chegou a mudar o tom publicamente, esperando contato da família e esclarecimento para os episódios, mas não houve mudança alguma.

Lucas Uebel/Grêmio

O departamento jurídico do Grêmio segue coletando informações para elaborar uma representação. A ideia é enviar o documento à Fifa sob o argumento de que Manu foi aliciado por intermediários ou dirigentes do Barcelona.

Entre o discurso do Grêmio de que o Barça havia aliciado Manu e sua família e a viagem, Mazinho – tetracampeão com a seleção brasileira em 1994, ligou para dirigentes gaúchos. Foi ele o responsável por um período de testes da promessa na Espanha, em fevereiro. Depois, o empresário André Cury também telefonou para a diretoria do Tricolor. Ambos negaram relação do clube catalão e descartaram interesse em Manu.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos