Topo

Lesão de Diego coloca Guerrero à prova no Flamengo

Guerrero e Diego são as referências do elenco do Flamengo desde o ano passado - Gilvan de Souza/ Flamengo
Guerrero e Diego são as referências do elenco do Flamengo desde o ano passado Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/04/2017 04h00

Paolo Guerrero vive uma das melhores fases da carreira no Flamengo. E a boa performance do peruano tem relação direta com o momento no qual passou a ter companhia de Diego no time rubro-negro. A ausência por pelo menos quatro semanas do meia, que se recupera de cirurgia no joelho direito, coloca à prova o camisa 9 da Gávea.

É inegável que Guerrero se torna mais perigoso com Diego. Os números comprovam isso. Os dois jogaram juntos pela primeira vez em 28 de agosto de 2016 - vitória por 3 a 1 sobre a Chapecoense. Foram 20 partidas com a dupla em campo pelo Flamengo desde então. O peruano balançou as redes 11 vezes. A média do atacante é de 0,55 gols por jogo na companhia do camisa 35.

O crescimento é de 63% em relação ao desempenho antes da chegada de Diego, que se transformou rapidamente no principal jogador da equipe e na referência entre os torcedores. Antes da chegada do meia, Guerrero somou 19 gols em 53 jogos - média de 0,35 gols por partida.

A diferença é ainda maior em 2017. Guerrero fez oito gols até aqui na temporada. Seis deles foram marcados com a presença de Diego. Apenas na goleada por 4 a 0 sobre o Nova Iguaçu, quando o meia acabou poupado, o peruano assinalou dois gols longe do companheiro.

Além da manutenção da boa performance sem Diego, Guerrero tem o desafio de ser o líder e a referência do Flamengo no delicado período de ausência com jogos decisivos pelo Campeonato Carioca e pela Copa Libertadores. Caberá ao camisa 9 lidar com a forte marcação adversária sem dividir atenções. O desafio está longe de ser simples, já que a presença do meia costuma facilitar o trabalho nesse sentido.

Guerrero será cobrado e um bom desempenho se torna ainda mais necessário a partir de agora. Caso o peruano não obtenha sucesso junto aos demais companheiros, o Flamengo terá dificuldades para se livrar da “Diegodependência”.