Topo

Como Donatti barrou Rafael Vaz e conquistou Zé Ricardo no Flamengo

O zagueiro Alejandro Donatti conquistou espaço após longo tempo no Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
O zagueiro Alejandro Donatti conquistou espaço após longo tempo no Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/04/2017 04h00

Alejandro Donatti foi anunciado como reforço do Flamengo em 6 de julho de 2016. O zagueiro, que esperou nove meses para se transformar em titular do Rubro-negro, conquistou o técnico Zé Ricardo antes mesmo de ser o escolhido para barrar Rafael Vaz e formar dupla com Réver.

Desde 8 de abril - empate sem gols com o Vasco -, o argentino lida com o status desejado no Flamengo. A titularidade foi aprovada pela maioria da torcida, já que Vaz acumulou falhas e passou a enfrentar resistência severa das arquibancadas.

Só que a má fase do companheiro não foi o único fator responsável por colocar Donatti entre os titulares do Flamengo. O UOL Esporte fez uma lista com algumas curiosidades do zagueiro argentino nos bastidores do CT Ninho do Urubu.

Treino forte o tempo inteiro

Ainda que não tenha caído 100% nas graças da torcida e esteja em uma espécie de período de avaliação, Donatti sempre impressionou pela seriedade com a qual encara as atividades. O argentino jamais desanimou com a reserva e com o fato de ter participado de apenas nove jogos antes de se transformar em titular. O defensor realiza trabalhos específicos ao lado dos companheiros de posição com o auxiliar Jayme de Almeida e costuma se colocar à disposição para as sugestões da comissão técnica no dia a dia.

Mancuello é amigo e conselheiro

Mancuello - Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo - Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo
Donatti e Mancuello são praticamente inseparáveis. Os compatriotas se aproximaram rapidamente no ano passado, dividem o quarto nas concentrações e se aconselham nos momentos de dificuldade. O meia sempre apoiou o zagueiro, ainda que a titularidade fosse considerada possibilidade distante. A longa espera compensou. Agora, Donatti busca se firmar, enquanto Mancuello também trabalha para encontrar um posicionamento melhor no elenco.

Confiança inabalável

Alejandro Donatti realmente não se abateu com a longa espera para jogar no Flamengo. Nos bastidores, o argentino manteve a tranquilidade e repetiu algumas vezes em conversas com pessoas próximas que daria o melhor quando entrasse para não sair mais do time. A forma respeitosa com a qual tratou a oportunidade e a força transmitida ao zagueiro Rafael Vaz também foram alvos de elogios dos profissionais que vivem o dia a dia do Flamengo.

Admiração de Zé Ricardo

Zé Ricardo - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
O técnico do Flamengo é adepto da meritocracia, mas costuma fazer modificações com cautela no objetivo de manter a unidade do elenco. Donatti é um exemplo disso, já que esperou bastante para se transformar em titular. No entanto, o argentino sempre contou com a simpatia do comandante. Ele é visto pelo treinador como um atleta de personalidade necessária ao grupo, além da força física, boa estatura e passada larga.

Cada vez mais firme no português

Para se comunicar melhor com os companheiros e torcedores, Donatti se dedica nas horas vagas ao estudo da língua portuguesa. Ele está aprendendo o idioma e já evoluiu bastante desde que chegou. Assim como os outros gringos do elenco, o zagueiro costuma ouvir música brasileira para facilitar a compreensão das palavras e pronunciá-las corretamente. O argentino acredita que a iniciativa ajuda no objetivo de desempenhar o melhor futebol no Brasil.