Topo

Ligas de França, Portugal e Holanda adotarão árbitro de vídeo na Europa

Do UOL, em São Paulo

20/04/2017 17h09

Pelo menos três ligas europeias devem adotar auxílio de vídeo aos árbitros a curto e médio prazo: França, Portugal e Holanda. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal espanhol Mundo Deportivo.

Os três países devem ser os primeiros entre as grandes ligas da Europa a utilizar o recurso. Fora do continente, apenas a Austrália tem apostado no vídeo – desde abril, a liga é a primeira profissional a contar com o chamado Video Assistant Referee (VAR).

Segundo Mike van der Roest, diretor do projeto para implementar a novidade no Campeonato Holandês, a novidade deverá estrear na temporada 2018/2019. A tendência é que o auxílio seja testado na temporada 2017/2018.

Na França, o vídeo deve chegar ainda antes: já na temporada 2016/2017, nos playoffs de acesso e descenso que serão disputados nos dias 25 e 28 maio. Nas partidas em questão, o 18º colocado da primeira divisão disputará uma vaga na elite local contra o terceiro colocado da segunda divisão.

Vale lembrar que o vídeo já foi utilizado na França em outubro de 2016 em caráter de teste, mediante aprovação da Federação Francesa de Futebol (FFF) e da Liga de Futebol Profissional (LFP). Nos playoffs, o artifício só poderão ser utilizados em quatro possibilidades: gol, infração que anule gol, falta ou saída de bola.

Em Portugal, por sua vez, a videoarbitragem será utilizada na final da Copa de Portugal, a ser disputada no próximo dia 28 de maio. Na ocasião, Vitória de Guimarães e Benfica se enfrentarão no Estádio Nacional do Jamor.