Campeonato Italiano terá árbitro de vídeo na próxima temporada

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Giorgio Perottino

A Itália só aguarda uma autorização da International Board, órgão regulatório das regras do futebol, para oficializar o árbitro assistente de vídeo no Campeonato Italiano na próxima temporada. Marcello Nichi, chefe de arbitragem do país, afirmou nesta sexta-feira (21) ao jornal "Gazzetta Dello Sport" que pretende colocar a tecnologia em uso durante as partidas no país.

A novidade vem um dia após o jornal "Mundo Deportivo" publicar que pelo menos três ligas europeias adotariam o árbitro de vídeo: França, Portugal e Holanda.

O caso mais semelhante ao da Itália é o da França, que quer usar a tecnologia o quanto antes – já nesta temporada, nos playoffs de acesso e descenso do Campeonato Francês.

A Holanda pretende testar o árbitro de vídeo em 2017/18 e implementar de vez na temporada seguinte, ao contrário dos italianos, que já querem ela operante em 2017/18.

Em Portugal, a tecnologia será adotada na final da Copa de Portugal, que será realizada no próximo dia 28 de maio.

O árbitro assistente de vídeo estreou em ligas profissionais na Austrália, que tem usado a tecnologia desde o início deste mês de abril.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos