Topo

Presidente do Santos demite gerente e ganha "inimigo perigoso" nas eleições

José Carlos peres fez frente a Modesto na última eleição e agora pode unir oposição - Divulgação/Facebook
José Carlos peres fez frente a Modesto na última eleição e agora pode unir oposição Imagem: Divulgação/Facebook

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

21/04/2017 04h00

Além de o time não empolgar dentro de campo, o Santos encara o conturbado "ano político" no clube. Em dezembro deste ano, o presidente Modesto Roma concorre a reeleição ao cargo. Os interessados a assumir o poder do clube esperam cerca de 10 mil eleitores nas urnas. E os bastidores já estão quentes na Vila Belmiro.

Modesto Roma demitiu o gerente de marketing internacional, José Carlos Peres, nesta semana. A decisão tem forte influência na eleição santista. Isso porque Peres é considerado agora um “inimigo perigoso” nas urnas.

Além de duelar com Modesto ao cargo de presidente na última eleição e ficar na segunda colocação, José Carlos Peres carrega a fama de ser articulador. Nas eleições de 2014, por exemplo, ele sugeriu que todos os candidatos ao cargo se unissem e fizessem uma chapa única. Ninguém aceitou na ocasião.

Segundo apurou o UOL Esporte, desta vez, o plano de Peres deve se repetir, mas sem a presença de Modesto Roma. A ideia é unir o máximo de grupos oposicionistas do clube para tirar o atual presidente do poder.

A força do "novo velho" adversário de Modesto Roma pode ser constatada no Conselho Deliberativo. Quase 60% dos conselheiros fazem parte do grupo de José Carlos Peres. O restante está dividido entre Modesto, Fernando Silva e outros oposicionistas.

Com Peres de adversário, Modesto Roma teve as contas do balanço patrimonial do Santos de 2015 reprovadas, pois possuía a minoria no Conselho. Após contratar o seu concorrente para trabalhar no clube por indicação do ex-presidente Marcelo Teixeira, o atual mandatário “ganhou” mais conselheiros e, por isso, recebeu ajuda para que as contas de 2016 fossem aprovadas.

A eleição a presidente do Santos, vencida por Modesto Roma em 2014, já foi bastante disputada. Ele recebeu 1.321 votos, à frente de José Carlos Peres, com 1.139 e Fernando Silva, que teve 1.077. A chapa destes três candidatos passaram a compor o conselho deliberativo do clube, já que alcançaram ao menos 20% do total de votos. Os dois últimos, desta vez, podem se unir para tirar Modesto do poder.