Topo

Inter se empolga com atuações, mas só vai pensar em Pottker "na hora certa"

William Pottker chegará ao Inter depois dos Estaduais para assinar por quatro anos - Alê Cabral/Agif
William Pottker chegará ao Inter depois dos Estaduais para assinar por quatro anos Imagem: Alê Cabral/Agif

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/04/2017 04h00

As atuações de William Pottker pela Ponte Preta ecoam em Porto Alegre. Destino do atacante depois dos Estaduais, o Internacional está empolgado com o que tem visto, mas evita falar ou mesmo pensar no reforço até que ele esteja, de fato, disponível.

É fácil se animar com o rendimento de Pottker. São 17 jogos e dez gols marcados neste ano. Nove deles foram só pelo Campeonato Paulista, o último diante do Palmeiras na vitória por 3 a 0 da qual foi protagonista.

Com apenas 40 segundos de jogo, a Ponte já estava na frente graças ao gol do atacante que vestirá as cores do Inter na Série B uma temporada depois de ser artilheiro da primeira divisão. E não foi apenas neste momento em que ele foi decisivo. No Paulista, ainda deu outras duas assistências e foi destaque repetidamente por sua equipe.

"Eu o acompanho desde o ano passado. É interessante, tanto que o Inter precisou ganhar a disputa com vários outros clubes pela contratação dele. É um jogador muito valioso", elogiou o técnico Antonio Carlos Zago.

Nos bastidores do Internacional é inegável a empolgação com o rendimento dele. Embora evite se manifestar por conta do momento decisivo da temporada, com a reta final do Estadual e a preparação para a Série B, o comando do Inter apenas repete palavras de elogio ao jogador.

Publicamente, porém, não é hora de falar sobre Pottker. O plano do clube, seja no âmbito diretivo ou técnico, é valorizar o elenco atual e evitar qualquer expectativa demasiada pela chegada dele.

"Ele é interessante, mas é jogador para Série B. Antes disso temos de pensar nas decisões, no Gauchão, temos que chegar à final, na Copa do Brasil. Demos um passo importante, mas não podemos pensar nele antes disso. O William vai qualificar o elenco, tem características diferentes do que temos aqui, será fundamental para um time em reconstrução como o Internacional", salientou Zago.

Na vaga de quem?

Internamente o Internacional já trabalha com o melhor posicionamento para William Pottker. Quando conversou com o atleta para sua contratação, o Colorado ouviu que ele prefere atuar aberto pela direita, não como centroavante. Desta forma, a tendência é que ele dispute posição com Nico López. A formação dependerá, ainda, da manutenção da boa fase de Brenner. O goleador do time na atual temporada está passando por um momento de oscilação e se não mantiver o nível também é candidato a deixar a equipe.

Uma terceira alternativa seria o recuo de D'Alessandro para o tripé de marcadores. Com as chegadas de Edenílson e Felipe Gutiérrez, no entanto, o setor está aparentemente definido, com Rodrigo Dourado completando o trio.

Aos 23 anos, William Pottker foi anunciado pelo Internacional após negociação frustrada com o Corinthians. O jogador não poderia defender o time alvinegro na Copa do Brasil que, por isso, desistiu da contratação. A equipe colorada agiu rápido e conseguiu sua assinatura até 2021. O clube gaúcho pagou R$ 6,5 milhões por 70% dos direitos dele e liberou o volante Fernando Bob, que atualmente é titular da Ponte Preta.