Topo

Jogador real e virtual: ele joga na elite inglesa e é youtuber de futebol

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 04h00

David Meyler realizou o sonho de muita criança e se tornou jogador profissional de futebol. Ainda foi além, já que defende a seleção de seu país, a Irlanda. Mas o passatempo que conforta muitos jogadores frustrados ainda faz parte de sua rotina: o videogame. O meio-campista que joga a elite do Campeonato Inglês não só é craque virtual como atua como youtuber nas horas vagas.

Meyler tem 27 anos e joga desde 2012 no Hull City, time da primeira divisão da Inglaterra que atualmente briga contra o rebaixamento. Foi no mesmo ano que ele começou a fazer parte da seleção principal da Inglaterra. Enfrentar grandes jogadores, então, faz parte da sua rotina.

Mas assim como as principais estrelas do futebol mundial, Meyler está nos jogos de futebol para videogame. É possível selecioná-lo para atuar ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo, algo que faria muito fã de videogame comemorar por dias.

O que move Meyler, no entanto, não é só a paixão pelos controles. Ele aproveita o fato de ser uma pessoa pública para ajudar vítimas do câncer de mama usando sua influência como youtuber. O jogador arrecada dinheiro e doa para pessoas doentes.

Além de sua página no YouTube ter 145 mil inscritos, Meyler também é popular no Twitch, plataforma focada em transmissão de jogos de videogame. Nela, quem transmite seus jogos virtuais arrecada dinheiro com os espectadores que se inscrevem, além de outras formas de receita. É aí que Meyler ganha o dinheiro a ser doado (ele tem mais de 25 mil seguidores).

"Minha razão para transmitir os jogos é arrecadar dinheiro para caridade, então todas as doações são muito bem-vindas e não serão esquecidas. Obrigado a todos que ajudam", descreve o jogador em sua conta na plataforma que foi comprada pela Amazon por quase US$ 1 bilhão.

Meyler transmite as partidas e também as contratações que faz virtualmente. Além disso, promove e exibe sorteios de camisas autografadas por seus companheiros de time, outra forma de atrair fãs e arrecadar dinheiro. E tudo isso como jogador de futebol, real e virtual.