Topo

Pressão por título espanhol anima Zidane e irrita Luís Enrique

Arte/UOL Esporte
Imagem: Arte/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

28/04/2017 14h48

Zinedine Zidane e Luís Enrique lutam, ponto a ponto, pelo título do Campeonato Espanhol. A tensão só aumentou desde a vitória do Barcelona sobre o Real Madrid no fim de semana, que deixou os dois gigantes empatados na primeira posição. O jeito com que os dois lidam com essa pressão, porém, é bem diferente.

Técnico do Real, Zidane parece tranquilo na posição. Nesta sexta-feira, falando sobre o duelo contra o Valencia, por exemplo, o técnico deu risadas na entrevista coletiva e ainda fez piadas. Quando perguntado sobre como estava se sentindo nessa fase da temporada, ele respondeu com “Estoy de puta madre”. Parece um comentário negativo, mas no espanhol coloquial, é uma expressão de elogio.

Enquanto isso, Luís Enrique voltou a discutir com jornalistas em sua própria entrevista – o Barcelona tem clássico da Catalunha contra o Espanyol no fim de semana. Quando questionado sobre a lista do jornal francês L’Equipe, que o considerou o 13º melhor técnico do mundo, ele foi irônico ao dizer que o “13º lugar me encanta”.

Mais do que isso: ele acabou ali com a coletiva e deixou a mesa dizendo que “falta pouco”, em clara referência às últimas cinco partidas que terá como técnico do Barcelona. Ele anunciou, há algumas semanas, que não iria renovar seu contrato com o clube catalão.

Essa diferença de climas se explica pela eliminação do Barcelona da Liga dos Campeões e a desvantagem no Espanhol. O Real Madrid, apesar de ter o mesmo número de pontos dos rivais, tem um jogo a menos. Além disso, está classificado para as semifinais da Liga dos Campeões – encara o Atletico de Madri na próxima terça-feira.

A situação de Zidane, porém, está longe de ser confortável. Após a derrota para o Barcelona, muita gente começou a perceber que uma temporada sem títulos poderia acontecer. E, nesse caso, os jornais espanhóis já começaram a especular em nomes para sua vaga – um deles seria o técnico da seleção da Alemanha, Joachin Loew.