Topo

Grêmio blinda Luan e dá confiança de olho em parceria com Barrios

Luan oscilou no último jogo, mas ganha força nos bastidores do Grêmio - Jefferson Bernardes/AFP
Luan oscilou no último jogo, mas ganha força nos bastidores do Grêmio Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2017 04h00

Uma assistência, mas um pênalti perdido. Luan deixou o campo no jogo entre Grêmio e Guarani-PAR entre aplausos e vaias. Questionado por parte dos aficionados por não estar apresentando o mesmo rendimento do ano passado, o atacante é blindado por direção e comissão técnica do Grêmio e mantém status positivo.

"Ele pediu para bater e perdeu. Eu autorizei porque ele estava confiante. É um jogador que sempre nos ajuda bastante. Vou conversar mais com ele. Daqui a pouco volta a jogar tudo que sabe e jogou ano passado. Uma boa conversa e um pouco de carinho o farão ser o Luan de sempre", disse Renato Gaúcho após o jogo.

Mas vai além. Luan precisará se adaptar a um jogador que só cresce no elenco gremista: Barrios. Sem ser o último atacante ou contar com a parceria de outro jogador de características semelhantes, como quando atuou com Bolaños, ele terá de movimentar-se para abastecer o companheiro, alterando o quadro vindo do ano passado.

Luan segue contando com total confiança da comissão técnica, da direção e dos colegas. A meta é proteger o jovem de qualquer pressão externa, para que possa retomar o melhor desempenho.

"Não tem de ter conversa nenhuma. Faz parte do jogador. Só erra quem bate. Ele chamou a responsabilidade, é um companheiro de time que tem muito valor. Hoje perdeu o pênalti mas terá oportunidade de fazer mais gols", esclareceu o volante Ramiro.

Repetidamente assediado por clubes europeus, Luan soma 15 jogos e marcou seis gols na atual temporada. Foi destaque do Tricolor no ano passado e artilheiro do time, além de campeão olímpico com a seleção brasileira.