Topo

Brasileiros pelo mundo: Kaká volta com gol e Luiz Gustavo arruma confusão

AP Photo/John Raoux
Imagem: AP Photo/John Raoux

Do UOL, em São Paulo

01/05/2017 04h00

Kaká e Gabriel Jesus compartilharam histórias parecidas no último fim de semana (29 e 30 de abril). Os dois estão voltando de lesão e marcaram gols pelos seus clubes já nos minutos decisivos das partidas: o meia, no sábado (29), fez o segundo do Orlando City em vitória na MLS. No domingo, o atacante assegurou empate para o Manchester City no Inglês.

Pato também foi às redes. Na China, fez os dois tentos do Tianjin Quanjian no empate com o Jiangsu Suning - do lado adversário, os gols foram dos compatriotas Alex Teixeira e Ramires. A rodada também contou com protagonismo de Marcelo no Real Madrid e de Diogo (lembra dele?) na Tailândia. Confira abaixo.

Mas, é claro, também tiveram brasileiros que fizeram feio longe das nossas fronteiras. Destaque para Luiz Gustavo, atualmente no Wolfsburg: foi expulso em goleada contra o Bayern de Munique por 6 a 0 - de quebra, viu o rival ser campeão alemão.

FORAM BEM

Kaká volta com gol ao Orlando City

Lesionado desde o começo de março, Kaká surpreendeu na recuperação e voltou a campo antes do previsto, já no último sábado (29), em jogo do Orlando City contra o Colorado Rapids. Foi a campo aos 15 minutos do segundo tempo e, nos acréscimos, confirmou vitória da equipe por 2 a 0 com um lance de oportunismo: pegou rebote livre na área e guardou.

Gabriel Jesus assegura um ponto ao Manchester City

O menino tem estrela. De volta após fratura no pé direito, o atacante brasileiro, no domingo, empatou jogo para o Manchester City aos 40 minutos do segundo tempo. O Middlesbrough ia levando vitória por 2 a 1 até o garoto testar a bola para o barbante. Respira, Guardiola: Gabriel Jesus manteve o City um ponto à frente do United, quinto na tabela do Inglês. 

Marcelo resolve a parada para o Real Madrid 

Marcelo vive grande fase no Real Madrid e, no sábado, mostrou-se decisivo. Até os 41 minutos do segundo tempo o jogo contra o Valencia estava empatado em 1 a 1. Cristiano Ronaldo havia perdido pênalti e tudo mais. Foi quando o lateral brasileiro recebeu bola na esquerda, cortou para o meio e com o pé ruim, o direito, anotou belo gol. A vitória manteve o Real com a mesma pontuação do Barcelona no Espanhol e, apesar de estar na vice-liderança, o clube merengue tem uma partida a menos na tabela. 

Pato marca duas vezes na China

Alexandre Pato foi o destaque do Tianjin Quanjian no empate em 2 a 2 com o Jiangsu Suning, neste sábado (29), pelo Campeonato Chinês. O atacante brasileiro foi responsável pelos dois gols de sua equipe na partida: um de falta e um de pênalti. Ao marcar o primeiro gol, Pato chamou atenção por uma curiosa dancinha durante a comemoração.

Lembra dele? Diogo faz dois gols na Tailândia

Atacante com passagens por Santos e Palmeiras, Diogo fez dois dos três gols do Buriram sobre o Sisaket, na vitória por 3 a 0. O triunfo, que teve o brasileiro como protagonista, colocou o time na liderança do Campeonato Tailandês. 

FORAM MAL

Jemerson falha feio, mas Monaco vence

Zagueiro revelado pelo Atlético-MG, Jemerson foi destaque negativo em vitória por 3 a 1 do Monaco no Campeonato Francês, contra o Toulouse, no sábado. É que o único gol do time derrotado teve falha feia do defensor: o brasileiro tentou cortar o lance, furou dentro da área e Toivonen aproveitou o presente. O Monaco é líder da liga. 

Gabriel Paulista comete pênalti em derrota do Arsenal

Vivo na briga pelo título inglês, o Tottenham venceu o Arsenal por 2 a 0 no domingo. E com direito a "ajudinha" de Gabriel Paulista, zagueiro brasileiro do adversário. No segundo tempo, o defensor cometeu pênalti e Harry Kane não desperdiçou. Foi o gol que fechou a conta para o Tottenham no duelo londrino. 

Luiz Gustavo é expulso e vê time levar 6 a 0

Luiz Gustavo - John MacDougall/AFP Photo - John MacDougall/AFP Photo
Imagem: John MacDougall/AFP Photo

Ninguém joga bem em um time que leva 6 a 0, tampouco um volante responsável por proteger a zaga. Luiz Gustavo foi o pior em campo na goleada do Bayern de Munique sobre o Wolfsburg, na Alemanha - e, para completar a má exibição, foi expulso aos 33 minutos do segundo tempo. A cena do cartão vermelho teve direito a piti em campo: o jogador precisou ser segurado por companheiros. Antes de ele sair de campo, o time já perdia por 4 a 0. Depois, ainda tomou mais dois gols. O Bayern terminou a partida como campeão nacional - pela quinta vez seguida.

Brasileiros do PSG passam vergonha contra Nice

Maxwell, Thiago Silva e Marquinhos: o PSG teve três brasileiros na linha defensiva titular que encarou o Nice de Mario Balotelli e companhia, no domingo. E os três foram mal - a despeito do único gol do time de Paris ter sido marcado por Marquinhos e com assistência de Silva. O clube da capital perdeu por 3 a 1.

Emerson Palmieri dá espaço e Lazio bate Roma

Na Itália é assim: Lazio x Roma, o clássico da capital, é um dos jogos mais importantes do ano. Não é permitido nenhum vacilo, mas Emerson Palmieri, lateral esquerdo revelado pelo Santos e que atualmente defende a Roma, teve atuação bem abaixo do que vinha desempenhando na partida do domingo. Falhou em dois gols do rival. A Lazio abriu o placar com Keita, que no lance era marcado por Palmieri. Na sequência, a Roma empatou. Até que Basta, da Lazio, disputou bola com Palmieri na entrada da área, venceu o brasileiro sem qualquer dificuldade e recolocou o time azul na frente. No fim, o clube visitante ainda anotou mais um tento e fechou a conta em 3 a 1.