Topo

Buffon: 'Joguei contra nascidos em 1950 e acabarei jogando contra os 2000'

Aos 39 anos, goleiro brinca com a longevidade de sua carreira - Reuters / Stefano Rellandini
Aos 39 anos, goleiro brinca com a longevidade de sua carreira Imagem: Reuters / Stefano Rellandini

Do UOL, em São Paulo

01/05/2017 21h28

Monaco e Juventus se enfrentarão nesta quarta-feira pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Do lado do time italiano, aos 39 anos, o goleiro Gianluigi Buffon terá pela frente um desafio inusitado: enfrentar o atacante Kylian Mbappé, de 19 anos – menos da metade de sua idade.

Mbappé, destaque do Monaco, é 20 anos, 10 meses e 21 dias mais jovem que Buffon – o mais velho nasceu em 28 de janeiro de 1978, enquanto o segundo nasceu em 20 de dezembro de 1998. E o próprio goleiro da Juve brinca com tamanha diferença de idade entre os dois.

“Nasceu em 1998, não? Neste ano, eu já havia estado na Copa do Mundo de França”, disse Buffon, segundo o site da Uefa. “É o bom da vida, o melhor de durar tanto tempo no futebol. Você encontra meninos que não tinham nem nascido quando você já tem uma carreira nas costas”, completou.

Profissional desde 1995, quando começou a jogar pelo time principal do Parma, Buffon brincou com a sua longevidade – e deixou claro que ainda atuará por algum tempo antes de pendurar as chuteiras.

“Outro dia, me dei conta de que conectei praticamente três gerações. Costumava jogar com jogadores nascidos nos anos 50 e 60, e acabarei fazendo isso com os que nasceram depois de 2000. É muito tempo”, refletiu o goleiro. “É motivador saber que vou enfrentar um novo Messi, um novo Cristiano (Ronaldo) ou um novo Neymar. Talvez em 10 anos, quando pendurar as luvas, eles serão campeões e terei a lembrança de haver jogado contra eles no início de suas carreiras”, completou.

Mbappé, por sua vez, fez diversos elogios a Buffon antes do confronto entre os dois.

“É um goleiro que fez história, um dos melhores do mundo. Estou encantado de jogar contra ele. Você trabalha dia a dia para jogar contra jogadores como ele. Quando o faz, quer dar o melhor de si para poder vencer”, afirmou.