Topo

Coritiba quebrou tabu de 76 anos ao vencer primeira na decisão do Estadual

Kléber comemora o primeiro gol dele contra o rival: são 12 no campeonato  - Reprodução
Kléber comemora o primeiro gol dele contra o rival: são 12 no campeonato Imagem: Reprodução

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

01/05/2017 23h34

Para o Coritiba, a vitória por 3 a 0 na primeira partida da decisão do Paranaense 2017 foi de lavar a alma. Para a história, foi o fim de um tabu de 76 anos. A vantagem de três gols obtida sobre o Atlético-PR na Arena da Baixada foi a primeira do clube em decisões na casa do rival desde 1941. Naquela época, ainda na antiga Baixada, o Coxa fez 3 a 1 e abriu caminho para o primeiro título em séries entre os clubes. Em todos os 15 encontros posteriores, quando o Atlético-PR teve o mando de campo, o Coxa saiu com o empate ou derrotado, mesmo quando acabou campeão.

O placar também repetiu a maior vitória já conseguida no campo do adversário ao longo da história. Apenas duas vezes, com os placares de 4 a 1 em 1954 e 3 a 0 em 2011, o Coxa construiu tal diferença. No geral, foi a décima sexta vez – contra 12 do Atlético – que o clube conseguiu uma vitória por três gols. A última havia justamente na partida de 2011, também na Arena.

De quebra, o Coxa passou a ser o único time que venceu o Atlético duas vezes no novo estádio pós Copa 2014, ambas as partidas com o gramado sintético. Já havia conseguido um 2 a 0 em 2016. O Coxa também acabou com uma série de oito meses sem derrotas do Atlético-PR em casa. Desde que perdeu para o Grêmio por 1 a 0 na Arena, o rival alviverde não sabia o que era tropeçar em seus domínios, com 14 vitórias e sete empates.

Além disso, foi a primeira vez em que Kléber marcou contra o Atlético-PR. São sete Atletibas com a camisa do Coxa, com quatro vitórias e três derrotas e, agora, um gol marcado. Quando atuou por São Paulo, Cruzeiro, Vasco, Grêmio e Palmeiras, Kléber ainda não conseguira furar a defesa do atual arquirrival.