Topo

Santos tenta, pela 1ª vez no ano, chegar a quatro jogos seguidos sem perder

Santos não consegue permanecer mais de três jogos sem ser derrotado em 2017 - Luis Acosta/AFP
Santos não consegue permanecer mais de três jogos sem ser derrotado em 2017 Imagem: Luis Acosta/AFP

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/05/2017 04h00

O Santos trabalha para buscar diante do Santa Fe-COL, na próxima quinta-feira, pela quarta rodada da Copa Libertadores da América, mais do que um passo importante rumo à classificação para a segunda fase da competição sul-americana. A equipe do técnico Dorival Júnior tenta se livrar de uma espécie de estigma, o de não conseguir permanecer mais de três jogos sem ser derrotado.

A atual série invicta do Santos tem vitórias diante da Ponte Preta, pelo jogo da volta, e Paysandu, pela Copa do Brasil, além de um empate com o Santa Fe, na Colômbia. Se pelo menos empatar no novo encontro com os colombianos, o time alcançará um feito inédito em 2017 e que já foi a marca registrada de Dorival nos anos anteriores no clube.

A melhor sequência santista na atual temporada ocorreu nos três primeiros jogos: vitórias contra Kenitra-MAR, Linense e Red Bull Brasil. A série, no entanto, foi interrompida com um revés diante do rival São Paulo, 3 a 1 em plena Vila Belmiro.

O Santos ainda fracassou mais vezes na tentativa de se manter por maior tempo invicto, a última delas após perder no clássico contra o Palmeiras. O time venceu São Bento, Santo André e Novorizontino, mas perdeu para a Ponte Preta, no primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Paulista.

Assim que chegou para a sua segunda passagem, em agosto de 2015, Dorival liderou uma série de 13 jogos consecutivos sem derrotas, interrompida na época por um revés por 3 a 1 diante da Ponte Preta, em Campinas. Em 2016, a equipe só foi conhecer a primeira derrota após sete jogos sem perder. Depois, ficou mais 18 jogos invicto, de fevereiro a maio.

Nesta temporada, o Santos acumulou tropeços até mesmo na Vila Belmiro, onde tinha uma série de marcas positivas recentes. Dorival tem tentado encontrar a melhor equipe. A defesa, por exemplo, já tem dado boa resposta sofrendo apenas dois gols nos últimos sete jogos. Para a partida, o treinador tem dúvidas sobre os titulares da lateral esquerda e em uma das vagas do ataque.