Topo

Final do Pernambucano será 1º jogo do Brasil a ter árbitro de vídeo

Do UOL, em São Paulo

04/05/2017 10h39

A tecnologia do árbitro de vídeo será utilizada pela primeira vez no Brasil na partida de ida entre Sport e Salgueiro pela final do Campeonato Pernambucano. Segundo a CBF, a tecnologia foi testada durante um ano e agora será colocada em prática.

O confronto que terá o novo recurso será neste domingo (7), às 16 horas (de Brasília), na Ilha do Retiro. O árbitro de vídeo ficará numa cabine e se comunicará o árbitro principal de forma online.

“Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso”, disse o secretário-geral do IFAB (International Football Association Board – órgão que regulamenta o futebol), Lukas Brud.

A ideia da IFAB é que o jogo tenha a mínima interferência possível e um benefício máximo. A tecnologia deverá atuar em lances que podem mudar diretamente o resultado de um jogo.

De acordo com a CBF, o árbitro de vídeo poderá ser acionado em determinadas situações dentro de campo: Foi gol/não foi gol; foi pênalti/não foi pênalti; cartão vermelho direto indevido; identificação errada de jogador punido