Topo

Eurico Miranda vira alvo de outdoors irônicos e de protesto no Rio

Cartaz em frente ao Maracanã pede a saída de Eurico Miranda do Vasco - Léo Burlá / UOL Esporte
Cartaz em frente ao Maracanã pede a saída de Eurico Miranda do Vasco Imagem: Léo Burlá / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/05/2017 16h12

A eleição do Vasco só acontecerá em novembro, mas o clima já esquenta a cada dia. Nesta semana, outdoors foram espalhados em diversos pontos do Rio de Janeiro com tons irônicos e de protesto contra o presidente do clube, Eurico Miranda.

Lugares estratégicos para quem vai em direção a São Januário ou Maracanã foram escolhidos, como a Avenida Brasil, a Radial Oeste, a Avenida Marechal Rondon e a Rua Bela, na Zona Norte da cidade.

Os cartazes em tom de protesto foram direcionados não só a Eurico como também a seu filho Eurico Brandão, o Euriquinho, vice de futebol, e a Fernando Horta, vice-geral e presidente da escola de samba Unidos da Tijuca.

Cartazes que foram espalhados no Rio contra a diretoria do Vasco - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para Eurico, a frase era: “11 anos como presidente, nenhuma Libertadores, Copa do Brasil ou Brasileiro. Saia enquanto é tempo!”.

Euriquinho recebeu o seguinte recado: “Em 5 meses como VP de futebol: vergonha na Flórida, no Carioca e na Copa do Brasil”.

Já Horta foi ironizado com sua relação com o samba: “Enquanto você samba, o Vasco agoniza!”.

Os cartazes irônicos e de origem misteriosa contém cores rubro-negras e tricolores e a frase “Fica, Eurico!”, seguida de um caixão com a cruz de malta.

Troca de farpas

O grupo que se responsabiliza pelos outdoors de protesto chama-se “Reage, Vasco! Fora, Eurico!”, e faz oposição ao presidente desde o início de seu mandato. Articulado em redes sociais, ele postou uma mensagem de agradecimento pelo apoio na ação e revelou que houve até “vaquinha” para a produção.

“Gostaríamos de agradecer a todos os vascaínos que nos procuraram para parabenizar, os que procuraram para participar da vaquinha e pagar os outdoors, os que após verem as imagens estão nos procurando para saber as próximas ações.

O Vasco é isso, do torcedor. O torcedor que se une para não se indignar calado. Que não aguenta mais ficar em casa se indignando com balanços maquiados, com bravatas, preocupado que faltam 9 dias pra começar mais um campeonato brasileiro e até hoje o Vasco não tem o elenco definido, não tem os jogadores 100% fisicamente, não sabemos quem fica, quem sai e quem chega.

Querem nos calar, mas a caravana não para quando o cachorro late.

REAGE, VASCO! FORA, EURICO!”.

Cartaz irônico pede a permanência de Eurico Miranda na presidência do Vasco - Divulgação - Divulgação
Cartaz irônico pede a permanência de Eurico Miranda na presidência do Vasco
Imagem: Divulgação

Já o “Casaca”, grupo de situação que apoia Eurico Miranda há anos e tem membros no atual Conselho Deliberativo do clube, reagiu ao ato no Rio de Janeiro com ironia. Ele debochou do fato de os autores não se identificarem nas ações e insinuou que os mesmos fizeram parte ou apoiaram a gestão de Roberto Dinamite. O texto é acompanhado de uma foto onde o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, preso na Lava Jato, aparece ao lado do ex-presidente e atacante vascaíno e de figuras políticas da administração anterior:

“Eles não assinam cartazes nos quais colocam o Vasco em um caixão. Eles não assinam outdoor contra a diretoria. Eles não assinam textos que circulam em redes sociais, nos quais a característica marcante é a cretinice e a falta de caráter.

Mas nós os conhecemos. São os mesmos de sempre. E, salvo alguma ausência de última hora, aparecem na foto acima, ainda que como patrocinadores. Ou seguem aqueles ali presentes. Ou são influenciados pelos ali presentes.

As práticas são típicas, pois a covardia prevalece. Ela ocorrerá quando possível, mesmo nos estádios durante o Brasileiro, pois lá estarão eles, ou seus prepostos, para torcer contra. Sonham com novo rebaixamento, algo que inauguraram na triste passagem que tiveram pelo Vasco.

Mas desta vez será diferente. Infelizmente, o Brasil ficou sabendo quem é o protagonista desta foto e seus parceiros na política convencional. Da mesma forma, os vascaínos sabem quem são os seus parceiros no Vasco.

CASACA!”