Campeão dos campeões: Corinthians amplia vantagem sobre rivais no século

Dassler Marques e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

O Corinthians garantiu o 28º título paulista ao empatar por 1 a 1 com a Ponte Preta em Itaquera. A conquista estadual ampliou a vantagem do clube paulista como o maior vencedor do século XXI entre os rivais do Estado: são 14 títulos, contra 12 do Santos - o São Paulo soma oito, enquanto o Palmeiras tem quatro.

Desde 2001, o Corinthians sagrou-se campeão estadual em cinco oportunidades. Além disso, garantiu três Brasileiros, duas Copas do Brasil, uma Libertadores, um Mundial e uma Recopa, além de um Rio-SP - na contagem, não está incluída a Série B de 2008.

O Santos segue de perto o time corintiano, com títulos importantes: são sete edições do Paulistão, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa.

São Paulo e Palmeiras ficam bem atrás da dupla. Após um começo bom, o clube tricolor estacionou em oito títulos conquistados - o clube não vence um estadual desde 2005 (no mesmo ano, levou a Libertadores e o Mundial). Depois, sagrou-se tricampeão do Brasileirão e ergueu a taça da Copa Sul-Americana 2012. Em 2001, conquistou o Rio-SP.

O Palmeiras, por sua vez, soma quatro troféus em competições da elite. São elas: o Paulistão 2008, as Copas do Brasil 2012 e 2015, além do Brasileirão do ano passado - a equipe também venceu duas edições da Série B, em 2003 e 2013, que não foram contabilizados. 

No âmbito nacional, o Inter é o maior vencedor do século atual, com 18 títulos, sendo 12 estaduais, duas Libertadores, um Mundial, uma Recopa e uma Sul-Americana. O Cruzeiro soma 13 taças, contra 11 do Flamengo. Completam a lista: Atlético-MG (9), Fluminense e Grêmio (7), Vasco (5) e Botafogo (3).

Número de títulos conquistados pelos times paulistas no século XXI (sem Série B)
 
Corinthians: 14
Santos: 12
São Paulo: 8
Palmeiras: 4
 
 
Número de títulos conquistados pelos 12 maiores times do Brasil no século XXI (sem Série B)
 
Inter: 18
Corinthians: 14
Cruzeiro: 13
Santos: 12
Flamengo: 11
Atlético-MG: 9
São Paulo: 8
Fluminense: 7
Grêmio: 6
Palmeiras: 4
Vasco: 4
Botafogo: 3

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos