Topo

Volante ou meia? Arthur espera chance no Grêmio após ser lapidado

Arthur ganhou chances com Renato Gaúcho, mas na função de meia e não como volante - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Arthur ganhou chances com Renato Gaúcho, mas na função de meia e não como volante Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/05/2017 04h00

Arthur já ganhou espaço no Grêmio, mas ainda não virou titular. Para Renato Gaúcho, o lugar dele não é como volante e sim mais perto do gol, na função de meia. A formação dele, nas categorias de base, foi justamente para ser um misto das duas coisas.

No Grêmio desde 2010, após começar no Goiás e jogar até futsal escondido, Arthur passou pelo projeto chamado ‘Lapidar’, em que ganhou treinos específicos para evoluir a técnica e visão de jogo.

No time de transição, foi testado como meia e desde que foi promovido, se espelha em Maicon para atuar exatamente como o capitão: melhorando a saída de bola.

“Arthur foi para o projeto Lapidar, na base do clube. Ele tinha baixa participação tática, não estava preparado para ser promovido ainda. Foi talhado nesse sentido, evoluiu muito nesse aspecto”, conta Antonio Dutra Jr., ex-diretor de futebol e da base e atualmente assessor da presidência do Grêmio.

Testado no time principal com Felipão, aprimorado por Roger Machado e promovido de vez por Renato Gaúcho neste ano, Arthur ficou mais perto de um de seus exemplos: Maicon. O capitão do Grêmio é apontado como referência pelo jovem.

“O Maicon é um espelho para mim, não canso de falar isso. É um pai para mim aqui dentro. Admiro muito ele. Sempre que pude treinar com ele, reparei muito como ele se posiciona, como tocava. Onde olhava. Fui pegando macetes dele”, disse Arthur.

Na quarta-feira, Arthur entrou no decorrer do jogo diante do Deportes Iquique-CHI. Ele havia sido cotado para iniciar a partida fora de casa.

“O Arthur (vai ser titular) na hora certa... Para jogar com o Arthur temos que modificar o nosso sistema de jogo e não é o momento. Não quero o Arthur de cabeça de área (volante), tem qualidade grande. Para colocar o Arthur temos que tirar alguém que joga pelos lados”, comentou Renato Gaúcho.

Até a estreia no Brasileirão, o Grêmio terá uma semana para ajustar detalhes e tentar equilibrar um time que vem falhando recentemente. Diante do Botafogo, Arthur será opção. Como volante e meia.