Topo

Conselho da Fifa aprova mais duas vagas à Conmebol para a Copa de 2026

REUTERS/Maxim Shemetov
Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Do UOL, em São Paulo

09/05/2017 12h57

A Conmebol anunciou nesta terça-feira (9) que foi aprovado o aumento de vagas às seleções da confederação para a Copa do Mundo de 2026. Em uma reunião do Conselho da Fifa no Bahrein, a entidade máxima do futebol aprovou que a confederação sul-americana tenha seis vagas e meia para aquele Mundial.

De acordo com a Conmebol, a confirmação do aumento de vagas às seleções da América do Sul na Copa do Mundo de 2026, que ainda não teve sua sede definida, será tomada na quinta-feira (11), no Congresso da Fifa.

Atualmente, quatro seleções se classificam direto ao Mundial por meio das Eliminatórias da América do Sul, com a quinta melhor colocada garantindo vaga na repescagem - ou seja, "meia-vaga". Com a mudança, mais duas seleções avançariam de forma direta ao Mundial, com a sétima melhor colocada lutando pela classificação via repescagem.

"Com a nova distribuição aprovada nesta terça, a Conmebol pode ter até 70% de suas seleções disputando o Mundial de 2026, dado que a confederação tem dez associações-membro", diz o comunicado no site oficial da entidade.

O aumento no número de vagas é uma consequência do crescimento da Copa do Mundo em tamanho, pois a Fifa já anunciou que a competição terá um total de 48 seleções. O tamanho do torneio, inclusive, é motivo para que a entidade máxima do futebol enxergue com bons olhos a candidatura conjunta de Estados Unidos, México e Canadá como sede do evento – esta anunciada no último dia 10 de abril.

Demais confederações

A Fifa também definiu a quantia de vagas que outras confederações terão direito no Mundial de 2026. No final, a Conmebol foi a segunda que menos ganhou vagas. A Uefa, que tinha 13, passou para 16. A Concacaf, que tinha três vagas direta e uma via repescagem, passou a ter seis diretas e uma via repescagem.

As confederações mais premiadas foram as da Ásia e África. Até 2022, cinco seleções africanas terão vagas diretas para o Mundial. Em 2026, o número saltará para nove diretas e uma via repescagem (9,5). Entre os asiáticos, a situação é semelhante: de quatro vagas diretas e uma via repescagem, houve um aumento para oito vagas diretas, com a da repescagem mantida (8,5).

A única confederação que recebeu menos que a Conmebol foi a da Oceania, que terá uma vaga direta e outra via repescagem.

De acordo com a Fifa, haverá um playoff internacional antes do início da Copa do Mundo envolvendo seis seleções para definir os dois últimos classificados ao Mundial. A vaga para o país sede também segue mantida, porém será descontada da cota da Confederação que o país fizer parte. Em caso de sedes múltiplas, o Conselho da Fifa definirá quantas se classificarão de forma direta.