Topo

Desempenho em mata-mata explica provocação do Atlético-MG ao Cruzeiro

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

09/05/2017 04h00

O título mineiro, na tarde desse domingo (7), rendeu provocações do Atlético-MG ao arquirrival Cruzeiro, adversário na final do Estadual. A frase "Quando tá valendo, tá valendo" - dita por Ronaldinho em 2013 e pronunciada por Marcos Rocha e Daniel Nepomuceno - e a hashtag #ChoraMenosJogaMais foram usadas pelo marketing do clube ao término do jogo.

O curioso é que as brincadeiras vêm em um momento favorável, já que o Galo tem histórico recente muito bom diante do arquirrival. Nas últimas cinco disputas de mata-mata entre os dois clubes, o time alvinegro levou a melhor em quatro delas.  Em dez partidas, apenas uma derrota.

Além da final do Estadual deste ano, o Atlético bateu o arquirrival em jogos importantes entre as duas equipes. Em 2015, na semifinal do Mineiro, após o empate por 1 a 1 no estádio Independência, o Galo aplicou 2 a 1 no Mineirão e chegou à decisão.

Pouco tempo antes daquela disputa, os dois times se enfrentaram na decisão da Copa do Brasil. No jogo de ida, o time comandado por Levir Culpi à época aplicou 2 a 0 no Campo do Horto. No Gigante da Pampulha, Diego Tardelli marcou o único gol do confronto e garantiu a inédita taça para o clube.

Em 2014, as equipes se enfrentaram também na final do Campeonato Mineiro. Comandados por Marcelo Oliveira e Paulo Autuori, Cruzeiro e Atlético-MG empataram os dois jogos da decisão por 0 a 0. Como a Raposa detinha a vantagem do empate nesta fase do torneio, acabou levando o troféu para a sua galeria.

No ano anterior, os rivais de Belo Horizonte também se encontraram na finalíssima do Estadual. No Independência, o Atlético-MG goleou o adversário por 3 a 0, enquanto o jogo disputado no Mineirão terminou em 2 a 1. O resultado garantiu a taça ao Galo.

Nem o elenco do Galo poupou ironias ao arquirrival. No vestiário da Arena Independência, os atletas cantaram a música "eu sei que você treme", conforme divulgado pelo próprio clube e fizeram a alegria de seus torcedores nas redes sociais.