Topo

Integração de Vinicius Jr. ao Fla fica para quinta; Clube avalia estreia

Vinicius Júnior é a principal promessa das categorias de base do Flamengo - Staff Images/ Flamengo
Vinicius Júnior é a principal promessa das categorias de base do Flamengo Imagem: Staff Images/ Flamengo

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2017 13h23

Não será nesta terça-feira (9) que Vinicius Júnior iniciará a trajetória no profissional do Flamengo. A integração foi adiada para quinta-feira (11), conforme explicou o diretor executivo de futebol rubro-negro, Rodrigo Caetano.

“Vamos deixar passar o jogo contra o Atlético-GO [quarta-feira, às 19h30, no Maracanã] pela Copa do Brasil. É tudo muito recente. Avaliaremos a partir de quinta-feira em conjunto com o planejamento para o Campeonato Brasileiro e as demais partidas. As possibilidades serão maiores e pode ser que ele entre nas avaliações também", explicou.

A diretoria estuda quando o atacante de 16 anos fará a estreia no time principal do Flamengo. A tendência é a de que ele seja relacionado em breve para compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Atlético-MG, sábado (13), às 16h, no Maracanã, foi cogitado internamente como uma possibilidade. No entanto, o tempo curto pesa contra.

“Mais do que o retorno técnico no momento, precisamos inserir o menino na nova realidade. Sentar no banco, escutar a torcida, viajar com a delegação. Como todos os outros craques, ele precisa sentir isso”, comentou o técnico Zé Ricardo.

Aproveitá-lo faz parte dos planos do Rubro-negro para que seja valorizado e aumente o valor de uma futura venda. Antes da negociação, Vinicius Júnior também renovará o contrato com o clube - o compromisso atual vai até 31 de julho de 2019.

O jovem é tratado como um autêntico tesouro. Ele tem uma multa rescisória de 30 milhões de euros - pouco mais de R$ 104 milhões - e o Flamengo reconhece que a negociação é inevitável. O objetivo, inclusive, é fazer a maior venda do futebol brasileiro. Estima-se que o lucro em relação ao jogador possa atingir algo próximo dos R$ 150 milhões.

Flamengo e Real Madrid conversam diretamente sobre o negócio. A expectativa é a de que tudo seja concluído em breve, mas Vinicius Júnior só poderá se transferir em julho de 2018, quando completará 18 anos de idade.