Perder o Mineiro e terminar o ano bem. Cruzeiro já sabe de onde se espelhar

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

  • AFP PHOTO/Evaristo SA

    Assim como nas temporadas de 2013/14, Henrique projeta restante de ano bom

    Assim como nas temporadas de 2013/14, Henrique projeta restante de ano bom

Depois de perder o Campeonato Mineiro para o maior rival, o Cruzeiro já trabalha para digerir a queda. Seja nas conversas ou na correção de detalhes durante os treinamentos, o plantel vive o desafio de virar a página e impedir que o resultado ruim no Estadual prejudique os compromissos do futuro. Para que isso aconteça, vale se apegar até no retrospecto recente que terminou bem. Em 2013, o primeiro semestre começou com o pé esquerdo, mas a equipe se recuperou após um vice-campeonato e finalizou a temporada com o título brasileiro depois de dez anos.

"Em 2013 nós tínhamos um elenco muito forte, um grupo muito bom. Sabíamos da competência que a gente tinha, tanto é que aprendemos na derrota e pudemos ser campeão brasileiro com umas quatro rodadas de antecedência. Foi um ano maravilhoso, temos tudo para repetir este feito. Sabíamos que tínhamos cinco competições muito importantes. Chegamos à final na primeira, mas infelizmente não conseguimos conquistar. Mas temos mais quatro, e para isso precisamos levantar a cabeça e treinar forte", comentou o goleiro Rafael.

Naquela temporada, o Cruzeiro também começou o ano almejando voos maiores que nos meses anteriores. Em 2012, a equipe terminou o Brasileirão na nona colocação, sem convencer nem encher os olhos de seus torcedores. A saída encontrada pela diretoria foi contratar Marcelo Oliveira, técnico que gerou bastante desconfiança por causa do histórico com o Atlético. Apesar do vice no Mineiro com direito a derrota por 3 a 0 na primeira partida para o Galo, o time celeste se encaixou e voltou a conquistar o Brasileirão após dez anos da Tríplice Coroa.

"É uma lembrança boa, a partir daquele momento o time encorpou mais. Temos de ter consciência e não se apegar tanto ao que já aconteceu. Mas temos de construir uma história como foi aquela. É com isso que nós vamos construir uma equipe forte. Estamos trabalhando, o grupo é bom e temos tudo para conquistar", comentou o capitão Henrique.

O primeiro teste do Cruzeiro pós eliminação no Mineiro será nesta quarta-feira. Às 19h30 (horário de Brasília), os comandados de Mano Menezes reencontram o Nacional, no Paraguai, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. No duelo da ida, há quase um mês, a equipe encontrou dificuldades no Mineirão, mas virou o jogo e venceu por 2 a 1.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos