Topo

Atlético-PR visita Santa Cruz em duelo de redenção para ambos

Grafite, em má fase, vai reencontrar o Santa Cruz pelo Atlético-PR - AFP PHOTO / Heuler Andrey
Grafite, em má fase, vai reencontrar o Santa Cruz pelo Atlético-PR Imagem: AFP PHOTO / Heuler Andrey

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

10/05/2017 14h28

Santa Cruz e Atlético Paranaense duelam nesta quarta-feira (10) às 21h45 no Estádio do Arruda, em Recife, em momentos parecidos. Apesar do abismo que separou as equipes ao final da temporada passada, quis o destino que o reencontro entre ambos, com a presença do ídolo coral Grafite com a camisa rubro-negra, fosse em circunstâncias parecidas. Derrotados pelos maiores rivais nas finais dos Estaduais e na mira das torcidas pelas frustrações recentes nas Copas Libertadores e do Nordeste, Furacão e Santinha tem uma chance de reinício na Copa do Brasil.

Ambos entram na competição a apenas oito jogos de um sonhado título. Vice-campeão da Copa do Brasil em 2013, o Atlético busca coroar sua ascensão entre os maiores clubes do Brasil com uma conquista de peso. O clube tem feito boas campanhas nacionais, participa pela quinta vez da Libertadores nesta temporada – o que o coloca com penetra no seleto G12 nacional neste item – mas tem pecado na hora do título, mesmo no Estadual. Estar na Libertadores garantiu ao Furacão a entrada na Copa já nas quartas de final. O Santa Cruz também tinha competição internacional programada, a Copa Sul-Americana. Mas uma mudança no calendário da Conmebol o tirou desta Copa, colocando-o na condição de estreante na copa nacional, na mesma fase do Atlético.

Em campo, times na mira da torcida. Com calendário cheio, o Atlético acabou sentindo a ausência de vários jogadores nos últimos momentos decisivos. Pecou na final do Paranaense e se complicou na Libertadores com dois jogos ruins em casa. Agora, fará a primeira de três partidas fora de casa, duas delas decisivas, a começar pela de Recife. O técnico Paulo Autuori, que assumiu um papel de gerenciador de todo o departamento de futebol atleticano durante seu trabalho no clube, terá que uma vez mais montar um time com desfalques. Thiago Heleno, Jonathan, Deivid, Carlos Alberto, Nikão e Felipe Gedoz sequer viajaram ao Nordeste, ficando em Curitiba para recuperarem-se a tempo de atuar dia 17, contra o Universidad Católica no Chile.

De boas notícias, as possibilidades de estreia de Eduardo Henrique, volante vindo do Inter, e Bruno Mota, meia de retorno do futebol turco. O jogo também marca o reencontro do atacante Grafite com a torcida coral. Torcedor do Santa Cruz e vice-artilheiro do Brasileirão 2016 com 13 gols, Grafite trocou o Arruda pela Baixada com grande expectativa para a temporada. Estreou com gol contra o Millonarios da Colômbia, de pênalti, mas não marcou mais. Aos 38 anos, vem sendo muito criticado pela torcida do Furacão, que deve vê-lo ser bem recebido pelos tricolores. Ele chegou a prometer não comemorar se anotar contra o ex-clube.

Eliminado nas semifinais do Pernambucano e da Copa do Nordeste pelo rival Sport, o Santa Cruz também está sob pressão e tem rostos conhecidos da torcida atleticana, como o atacante Julio Cesar, que defendeu o Furacão em 2008. No Arruda, é chamado de Julio Sheik. O técnico Vinícius Eutrópio começou a carreira no Atlético, trabalhando por seis anos em Curitiba. Além deles, o meia Thiago Primão foi revelado pelo rival Coritiba. O Santinha tem duas dúvidas para o jogo: o meia Léo Costa e o lateral-esquerdo Roberto. O atacante Halef Pitbull, que tem 7 gols no ano, é desfalque garantido.

SANTA CRUZ X ATLÉTICO-PR

Data/hora: 10/05/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio do Arruda, em Recife (PE)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)

Santa Cruz

Julio Cesar; Vítor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa (Roberto); David, Elicarlos e Pereira; Thomás, André Luís e Júlio César Sheik.
Técnico: Vinícius Eutrópio.

Atlético

Weverton; Gustavo Cascardo, Wanderson, Paulo André e Sidcley; Otávio, Eduardo Henrique e Lucho González; João Pedro, Grafite e Eduardo da Silva.
Técnico: Paulo Autuori.