Topo

Presente na chegada de Cuca, Leila ganha força no dia-a-dia do Palmeiras

Leila Pereira, dona da Crefisa, tem cada vez mais passe livre na Academia - Divulgação
Leila Pereira, dona da Crefisa, tem cada vez mais passe livre na Academia Imagem: Divulgação

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

10/05/2017 04h00

Leila Pereira está cada dia mais presente no dia a dia do futebol do Palmeiras. Além de fazer parte da política como conselheira e ser dona da patrocinadora que já investiu mais de R$ 75 milhões em reforços só em 2017, ela agora participa ativamente da rotina na Academia e está sempre a par das decisões que serão tomadas.

Na apresentação de Cuca, por exemplo, ela teve lugar reservado na primeira fila da sala de imprensa ao lado de José Lamacchia, seu marido que também é conselheiro e dono da Crefisa e da Faculdade das Américas. Apenas ela, no entanto, foi à frente das câmeras para entregar o livro para o técnico.

Leila Pereira abraça Cuca sob o olhar de Galiotte na apresentação do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Leila Pereira abraça Cuca na sua reapresentação no Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leila é avisada da maioria dos próximos passos que serão dados em eventos estratégicos, como foi o caso da apresentação do substituto de Eduardo Baptista.

Os funcionários destacam que isso não é algo exigido por ela, mas que virou natural dentro da rotina alviverde. O acesso à Academia destoa do papel que conselheiros e mesmo patrocinadores costumam cumprir dentro da vida de um clube.

Em um passado recente, gestores de Traffic, no Palmeiras, MSI, no Corinthians, e Unimed, no Fluminense, por exemplo, eram ainda mais ativos do que Leila costuma ser. A diferença é que, ao contrário dela, todas as essas empresas tinham ingerência nas decisões administrativas do futebol, algo que a Crefisa não tem.

Com formação de jornalista, a conselheira aproveita o acesso até para entrevistar jogadores. Em uma espécie de quadro que criou em seu Instagram, ela faz perguntas aos principais nomes do time em vídeos que são postados no seu perfil sem precisar passar pela agenda diária do clube.

O Palmeiras está muito bem servido de goleiros. . @goleirojailsonoficial . Imagem: @rodolfomaia.ch. C

A post shared by Leila Pereira Conselheira (@leilapereiraconselheira)

on

Com quase 70 mil seguidores, ela tem uma equipe que posta sua rotina na Academia e seu dia a dia no estádio ou em casa torcendo pelo Palmeiras e divulgando novidades. Na última sexta, por exemplo, ela fez questão de comemorar a contratação de Cuca na rede social.

Além de ter virado conselheira, Leila agora não tem mais inimigos ativos na diretoria. Com a entrada de Maurício Galiotte, ela consegue ter linha direta com a presidência alviverde. Ela ainda mantém boa relação com o diretor de futebol, Alexandre Mattos, e melhor ainda com Mustafá Contursi, pilar da política alviverde.

Na gestão anterior, era diferente. Paulo Nobre não gostava da interferência da Crefisa e foi contra a aprovação de sua candidatura ao Conselho. O ex-presidente conseguiu convencer três dos quatro atuais vices que o projeto de Leila precisaria ser barrado. Eles votaram contra a patrocinadora na vida política do clube, mas foram minoria e acabaram alijados das decisões do dia a dia.