Topo

Ajax e Manchester United levam sustos, mas avançam à final da Liga Europa

Do UOL, em São Paulo

11/05/2017 17h58

Manchester United e Ajax conquistaram nesta quinta-feira suas vagas para a final da Liga Europa 2017. Embora nenhum dos dois tenha vencido seus compromissos do dia, ambos se beneficiaram dos confrontos de ida.

Jogando em casa, o Manchester United empatou com o Celta de Vigo em 1 a 1 - no entanto, havia vencido o jogo de ida na Espanha por 1 a 0. Na outra semifinal, o Ajax perdeu para o Lyon na França por 3 a 1, depois de ter vencido na Holanda por 4 a 1.

Classificados, os dois times decidem o título no dia 24 de maio. A final da Liga Europa acontecerá na Friends Arena, em Solna (Suécia)

Na Inglaterra, Manchester empata e avança

No primeiro jogo das semifinais, o Manchester United visitou o Celta de Vigo e venceu por 1 a 0. Assim, tinha uma missão simples para a volta em casa, e não se complicou: empatou em 1 a 1. Com 2 a 1 no placar agregado, carimbou o passaporte para a decisão.

Diante de sua torcida, o Manchester United abriu o placar aos 17 min do primeiro tempo. Após cruzamento de Marcus Rashford da intermediária, Marouane Fellaini apareceu no lado direito da área e escorou de cabeça para as redes.

Fellaini comemora - Jason Cairnduff/Reuters - Jason Cairnduff/Reuters
Fellaini abriu o placar para o Manchester United no primeiro tempo
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

O Celta, porém, chegou ao empate aos 39 min da etapa final, graças ao gol de cabeça de Facundo Roncaglia. O empate 'incendiou' o jogo, com o time espanhol pressionando e jogando praticamente todos os minutos finais na área do adversário.

O clima também esquentou entre os atletas, com jogadores trocando empurrões em uma confusão que paralisou a partida por alguns minutos. Roncaglia e Bailly trocaram socos e acabaram expulsos. Com a paralisação, a partida foi até os 52 minutos da etapa final, mas o tempo a mais não foi suficiente para que a pressão do Celta surtisse efeito.

Ajax perde, mas passa pelo Lyon

Sensação da competição, o Ajax venceu o jogo de ida contra o Lyon na Holanda por 4 a 1, com dois gols de Bertrand Traoré. Graças à ampla vantagem, classificou-se mesmo perdendo o jogo de volta na França por 3 a 1. No placar agregado, 5 a 4 para os holandeses.

Fora de casa, o Ajax ainda abriu o placar aos 27 min do primeiro tempo: após passe em profundidade pela esquerda, Kasper Dolberg apareceu na área e tocou na saída do goleiro Anthony Lopes. O Lyon, porém, virou com dois gols de Anthony Lacazette nos acréscimos da etapa inicial – primeiro, de pênalti; depois, escorando um chute na área.

Lacazette comemora - Emmanuel Foudrot/Reuters - Emmanuel Foudrot/Reuters
Ajax saiu na frente, mas Lyon virou o placar ainda no 1º tempo com dois de Lacazette
Imagem: Emmanuel Foudrot/Reuters

No fim, aos 36 min do segundo tempo, o Lyon ainda fez o terceiro: após boa troca de passes na entrada da área, Rachid Ghezzal recebeu o cruzamento pela esquerda e marcou de cabeça, contando com a colaboração do goleiro Andre Onana. Ainda assim, foi pouco para o time francês.