Topo

Argentino Demichelis anuncia aposentadoria: "perdi a força nas pernas"

Demichelis anuncia sua aposentadoria do futebol  - Reprodução
Demichelis anuncia sua aposentadoria do futebol Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/05/2017 08h23

O jogador argentino Demichelis anunciou, aos 36 anos, nesta segunda-feira (15) a sua aposentadoria do futebol. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Málaga, último clube defendido pelo argentino. 

O argentino afirmou que "perdeu a força nas pernas". Em Málaga surgiu a oportunidade de continuar jogando. Eu tinha muita vontade de deixar de jogar e surgiu o Málaga. Não tenho como transmitir minhas sensações. Chegou ao final e com muita honra e orgulho e honestidade. Primeiro pela profissão, depois aos clubes e meus companheiros e também por ser honesto comigo mesmo. Lamentavelmente perdi a força nas pernas e o poder de concentração. Vou ser honesto e dizer: obrigado a todos vocês", comentou em entrevista coletiva.

O jogador agradeceu a todos os clubes pelos quais passou durante sua carreira até mesmo antes de chegar ao River Plate, clube onde começou a carreira profissional. "Estou cheio de orgulho em ter todos vocês aqui hoje. Eu não preparei nenhum discurso. Não sei o que se diz nessa situação. À noite quando cheguei em casa pensamos. Eu falo com o coração. Como todos bem sabem, lamentavelmente, o dia nos chega a todos. Faz um tempo que venho pensando, sempre pensei muito na hora de parar de um jogador de futebol. Sou agradecido à profissão e ao Málaga por estender minha profissão, de cuidar, de treinar", disse. 

Demichelis agradeceu a todos os times de futebol que passou pela carreira. "Não posso não agradecer pelo menos um pouco. Não posso deixar de lembrar muitas pessoas, mas vou resumir falando dos clubes. A principio meu clube de infância do interior da argentina que me criaram como juvenil com os conceitos de disciplina. E também ao meu queridíssimo River Plate que me deu a possibilidade de ser jogador profissional. Ao Bayern de Munique me deu a oportunidade de jogar na Europa". 

Martín Demichelis começou a carreira profissional no futebol atuando pelo River Plate entre 2000 e 2003. Em seguida ele iniciou sua jornada na Europa e vestiu a camisa do Bayern de Munique entre 2003 e 2010. Depois ele teve passagens por Málaga, Atlético de Madri, Manchester City e Espanyol.

No time da Alemanha, Demichelis conquistou o maior número de títulos da carreira: quatro Campeonatos Alemães, quatro Copas da Alemanha, uma Copa da Liga e uma Supercopa.

O zagueiro também atuou pela seleção argentina e disputou a Copa do Mundo de 2010 e 2014. Em 2015 ele jogou a Copa América e, no término da competição, anunciou a aposentadoria da Alviceleste.