Topo

Com dois times classificados, Red Bull deve perder um na Liga dos Campeões

Red Bull Salzburg (Áustria) e RB Leipzig (Alemanha) têm vagas, mas Uefa só permite um - SN/Gepa Pictures
Red Bull Salzburg (Áustria) e RB Leipzig (Alemanha) têm vagas, mas Uefa só permite um Imagem: SN/Gepa Pictures

Do UOL, em São Paulo

15/05/2017 20h19

Garantir uma vaga entre os primeiros colocados do campeonato nacional pode não ser necessário para garantir uma vaga na Liga dos Campeões da Europa. Pelo menos, na Alemanha e na Áustria.

No Campeonato Alemão, o RasenBallsport Leipzig é o segundo colocado, com 66 pontos em 33 jogos. Faltando uma rodada para o fim do torneio, o time não pode mais perder a posição – o Borussia Dortmund é o terceiro, com 61 pontos.

Na Áustria, o título ficou com o Red Bull Salzburg, que somou 72 pontos em 33 jogos – o Áustria Viena, vice-campeão, chegou a 60 pontos. Apenas o campeão austríaco garante vaga à competição.

No entanto, os dois clubes pertencem aos mesmos donos – no caso, à Red Bull GmbH, fabricante austríaca de energéticos. E os regulamentos da Uefa proíbem que equipes com um mesmo dono disputem a mesma competição, de forma a evitar manipulação de resultados.

A tendência, segundo a imprensa europeia, é que apenas um dos dois clubes dispute a edição 2017/2018 da Liga dos Campeões. A outra deve participar da Liga Europa, promovendo à Champions uma equipe com colocação inferior no campeonato nacional 2016/2017. Hertha Berlim (Alemanha) e Áustria Viena (Áustria) seriam os beneficiados.

“Isto será verificado pela Uefa, uma vez que recebemos das associações nacionais as inscrições nas competições somente depois do fim da temporada das respectivas ligas”, disse um porta-voz da Uefa citado pelo site Goal em fevereiro.

Chefe do programa de futebol da Red Bull, Oliver Mintzlaff – que é o atual diretor-executivo do Red Bull Leipzig – descarta a ausência do time austríaco na Liga dos Campeões. “Não estamos nervosos”, disse Mintzlaff à agência alemã SID. “Se nos qualificamos, não há razões para acreditar que não jogaremos na Europa na próxima temporada”, acrescentou.