Topo

Quem disputa título na Europa e quem pode ir à Champions? Veja detalhes

Do UOL, em São Paulo

15/05/2017 04h00

A temporada do futebol europeu está chegando ao seu final, e os principais campeonatos do continente estão com suas definições bem encaminhadas. Alguns deles, inclusive, já têm seus campeões. O UOL Esporte mostra como está a briga pelo título e pelas vagas na Liga dos Campeões nas seis principais ligas:

Espanhol

CR - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

Título: A briga está entre Barcelona e Real Madrid. Os dois times têm 87 pontos cada um, mas o Barça lidera por causa do confronto direto, primeiro critério de desempate. O detalhe é que os catalães só têm mais um jogo (contra o Eibar, em casa), enquanto o Real ainda tem dois (Celta e Málaga, ambos fora). Se somar quatro pontos, o Real será campeão mesmo que o Barcelona vença na última rodada.

Liga dos Campeões: As quatro vagas já estão definidas. Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madri entrarão direto na fase de grupos, enquanto o Sevilla terá que disputar o playoff.

Inglês

Chelsea - Dylan Martinez/Reuters - Dylan Martinez/Reuters
Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Título: A taça já tem dono: o Chelsea. A equipe azul de Londres tem 87 pontos e não pode ser mais alcançada pelo vice-líder Tottenham, que tem 80, nas duas rodadas restantes.

Liga dos Campeões: Chelsea e Tottenham já estão garantidos na fase de grupos. Liverpool (73 pontos), Manchester City (72) e Arsenal (69) disputam os dois lugares restantes (um na fase de grupos e um no playoff), sendo que o Liverpool é o único que só tem mais um jogo para fazer na competição (os demais têm dois cada um). Além disso, o Manchester United (65) não tem como terminar no G-4, mas jogará a próxima Liga dos Campeões se vencer a final da Liga Europa contra o Ajax – neste caso, seriam cinco times ingleses na Champions.

Alemão

Bayern - Kai Pfaffenbach/Reuters - Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Título: O Bayern de Munique já é campeão desde a 31ª rodada. Foi o quinto título consecutivo da equipe no Alemão.

Liga dos Campeões: Bayern e RB Leipzig estão garantidos na fase de grupos. Borussia Dortmund e Hoffenheim também já estão na Champions, mas um deles (o que terminar em quarto no Alemão) terá que disputar o playoff. As duas equipes têm 61 pontos cada uma e jogam em casa na última rodada: o Dortmund pega o Werder Bremen, enquanto o Hoffenheim enfrenta o Augsburg.

Italiano

Juventus - Manu Fernández/AP - Manu Fernández/AP
Imagem: Manu Fernández/AP

Título: A derrota da Juventus para a Roma manteve a disputa em aberto, faltando duas rodadas. A Juve ainda é a líder e favorita, com 85 pontos: se vencer o Crotone em casa no próximo jogo, já pode comemorar. Depois, ainda pega o Bologna, fora. Já a Roma, com 81 pontos, e o Napoli, com 80, torcem por tropeços da Juventus e ainda precisam vencer seus dois jogos restantes.

Liga dos Campeões: Juventus, Roma e Napoli serão os três representantes italianos no torneio. Falta só definir os dois primeiros, que entram direto na fase de grupos, e o terceiro colocado, que terá que disputar o playoff da competição continental.

Francês

Monaco - Claude Paris/AP - Claude Paris/AP
Imagem: Claude Paris/AP

Título: Matematicamente o Monaco ainda não é campeão, mas é questão de tempo. O time tem 89 pontos e dois jogos para fazer, contra 86 do vice-líder Paris Saint-Germain, que só joga mais uma vez. Mesmo que o Monaco perca as duas partidas e o PSG vença, empatando em número de pontos, a diferença no saldo de gols é gigantesca (73 a 56). Só uma combinação de goleadas históricas tira o título do Principado.

Liga dos Campeões: Tudo definido. Monaco e PSG vão entrar direto na fase de grupos, enquanto o Nice disputará a terceira fase preliminar (uma antes do playoff).

Português

Benfica - AFP PHOTO / PATRICIA DE MELO MOREIRA - AFP PHOTO / PATRICIA DE MELO MOREIRA
Imagem: AFP PHOTO / PATRICIA DE MELO MOREIRA

Título: O Benfica assegurou o troféu pela quarta vez seguida na última rodada, ao golear o Vitória de Guimarães por 5 a 0.

Liga dos Campeões: Aqui, sem novidade. Benfica e Porto garantiram vaga direta na fase de grupos, enquanto o terceiro colocado Sporting vai disputar o playoff da competição continental.