Topo

Sport se irrita com declaração da Adidas e fala em 'medidas cabíveis'

Detalhe das costas da nova camisa do Sport, da Adidas - Divulgação
Detalhe das costas da nova camisa do Sport, da Adidas Imagem: Divulgação

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

15/05/2017 18h33

Sport, Flamengo e Adidas protagonizaram uma enorme polêmica – especialmente nas redes sociais – nesta segunda-feira (15). Tudo teve início quando a Adidas publicou detalhes do novo uniforme do Sport, que tem nas costas a frase “O Brasil é teu”, usada em 1987 por um jornal de Pernambuco para falar sobre o título do Campeonato Brasileiro do clube.

Os torcedores do Flamengo, clube que também tem a Adidas como fornecedora, não gostaram e atacaram a empresa alemã, que pelo Twitter se defendeu com a seguinte resposta: “O novo manto do Fla faz alusão ao uniforme de 87. Pra nós, ambos os times foram campeões naquele ano”.

Desta vez, a mensagem acabou irritando não só os torcedores, mas também o clube Sport, que divulgou uma nota em seu site oficial alegando que irá ‘tomar todas as medidas cabíveis e necessárias’ na Justiça.

Procurada pelo UOL Esporte, a Adidas Brasil disse que não se pronunciará sobre a polêmica por haver questões jurídicas envolvidas.

Veja a nota publicada pelo Sport

Diante da infeliz publicação da Adidas Brasil em seu perfil na rede social Twitter sobre o título de 1987, na tarde desta segunda-feira (15), o Sport Club do Recife informa que vai tomar todas as medidas cabíveis e necessárias perante a Adidas e o Poder Judiciário, no sentido de que seja respeitada a decisão transitada em julgado no STF, inclusive com a devida reparação civil aplicável ao caso. Decisões judiciais devem ser respeitadas e ninguém está acima da Lei, nem a Adidas.

Entenda a ‘briga’ entre Sport e Flamengo

Em 1987, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) atravessava grave crise financeira e se declarou incapaz de organizar o Campeonato Brasileiro. A partir daí, a Copa União foi organizada pelo Clube dos 13 com as principais equipes do país.

Na sequência, porém, a CBF resolveu fazer um campeonato com os clubes que ficaram de fora da Copa União. Os times foram divididos em dois módulos, o Verde (Clube dos 13) e o Amarelo (equipes reunidas pela entidade).

Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, se recusaram a jogar um quadrangular final contra Sport e Guarani, campeão e vice do Módulo Amarelo. A polêmica se arrastou desde então.

No último mês de abril, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso do Flamengo contra a decisão da Corte que garantiu ao Sport o direito de ser o único campeão brasileiro de 1987 reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).