Topo

Atlético-PR reencontra Universidad Católica em papéis invertidos

No jogo da primeira rodada, Furacão e Los Cruzados acabaram iguais - REUTERS/Rodolfo Buhrer
No jogo da primeira rodada, Furacão e Los Cruzados acabaram iguais Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

16/05/2017 20h04

O Atlético Paranaense enfrentará a Universidad Católica nesta quarta-feira (17) às 21h45 pela Copa Libertadores 2017 vivendo o mesmo cenário que o adversário chileno vivia quando os times se enfrentaram no já distante 7 de março, na Arena da Baixada, na primeira rodada do Grupo 4. Foi a partir de uma inesperada reação contra o Furacão, após estar perdendo por 0 a 2, que Los Cruzados – apelido do clube – arrancaram para a semifinal da Copa Chile e atingiram o quarto lugar no torneio nacional chileno.

Na ocasião, assim como o Atlético chegará para esse jogo, a Católica vinha de quatro derrotas consecutivas – o Furacão está há 5 jogos sem vencer. A quinta derrota sairia em Curitiba, não fossem os gols de Lllanos e Noir aos 41 e 44 do segundo tempo. O resultado é o que deixa a equipe ainda com chances de classificação: precisa vencer o Atlético e torcer por uma vitória do Flamengo. “Nosso foco, nossa atenção e toda nossa energia está na partida contra o Paranaense”, disse o técnico Mario Salas em entrevista coletiva, “Pode ser que lá (na Argentina) dê o resultado que nós queremos e que aqui não ganhemos, então o principal é preocuparmo-nos de sair ganhar a partida.”

Assim como o Atlético, os chilenos consideram a partida uma final. O jogo será realizado no acanhado estádio San Carlos de Apoquindo, para apenas 17.440 expectadores, reformado em 2014. A imprensa chilena vê o Atlético em jogo de “vida ou morte”. Para o El Gráfico, “Católica e Atlético enfrentam seu maior desafio internacional no ano”, colocando que ambos estão pela “morte no Grupo da Morte”. O jogo também vale o destino de ambos na Copa Sul-Americana. O Atlético se garante ao menos nesta competição se empatar o jogo – se o Flamengo vencer o San Lorenzo com essa combinação, o Furacão segue na Libertadores.