Topo

Richarlyson rebate preconceito: "O mundo não tem respeito com o ser humano"

Gabriel Ferrari / GuaraniPress
Imagem: Gabriel Ferrari / GuaraniPress

Do UOL, em São Paulo

16/05/2017 13h17

Richarlyson tornou a enfrentar, nesta terça-feira (16), em entrevista ao "Esporte Interativo", as ofensas e ameaças preconceituosas que vem sofrendo. "O mundo não respeita o ser humano", avaliou o meio-campista, recém-contratado pelo Guarani para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. 

O jogador tem sido alvo de ofensas nas redes sociais e, em sua apresentação, pelo menos quatro bombas explodiram próximas à sede do clube de Campinas, interior de São Paulo, também evidenciando preconceito. 

“Há preconceito em todas as áreas. Costumo dizer que o país só está em guerra porque o ser humano não sabe respeitar. Ninguém é obrigado a aceitar, mas é preciso respeitar. Não só acontece em futebol, como em religião, na internet... O mundo não tem respeito com o ser humano. Você tem que respeitar o próximo. É preciso respeitar a vida do ser humano, não é só a opção dele. Não tem isso aqui. As pessoas começam a invadir planos e situações que não têm nada a ver”, disse.

O Guarani de Richarlyson estreou na Segundona com vitória por 2 a 0 sobre o Brasil de Pelotas. Richarlyson não jogou. A próxima partida da equipe no campeonato será contra o Santa Cruz, fora de casa, no sábado (20). 

O meio-campista, na mesma entrevista, comentou a sua breve aposentadoria, ocorrida no final de 2014. 

"Na verdade, 2014 foi difícil, lá no Vitória. Algumas coisas já tinham acontecido em termos de arbitragem e federação que tinham me deixado desgostoso do futebol. Mas costumo dizer que quando você é do bem e planta coisa bacanas, consegue colher. Muita gente me deu carinho e minha família também, falaram que eu tinha mais para dar ao futebol. Eu fiquei muito feliz, porque foi uma atitude de cabeça quente, de forma rápida. Mas eu reparei que não sou sozinho, tem muita gente comigo”. 

Aos 34 anos, Richarlyson atuou em 2016 pelo Novorizontino e pelo GOA, da Índia. Sua estreia no Guarani ainda não tem data prevista.